Jornal Folha da Manhã
Segundo Cristini, no dia marcado para a paralisação dos profissionais da rede estadual será realizada assembleia geral e caso a ação direta de inconstitucionalidade contra os triênios, não seja retirado do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Governo Estadual, há uma grande possibilidade de uma greve.
—Atualmente, a rede estadual está em estado de greve. A assembleia do dia 14 irá acontecer, às 10h, mas o local ainda não foi definido. Caso exista a concessão de alguma liminar pelo ministro Gilmar Mendes, até o dia da parada, será convocada uma greve — explicou ela, lembrando que no mesmo dia, às 14h, haverá uma passeata unificada dos servidores estaduais, que sairá da Candelária e terminará em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Rede Municipal - Durante a assembleia de ontem, com cerca de 20 presentes, foi apontado como positiva a paralisação feita pelos profissionais da rede municipal. Segundo a professora Graciete Santana, a adesão chegou a atingir 80%.
— Como a proposta foi de uma paralisação de ocupação, onde os profissionais assinaram o ponto e permaneceram de braços cruzados, houve uma adesão maior em relação às anteriores — explicou Graciete.
Ainda de acordo com a atual coordenadora, Cristini, ficou marcado
para o dia 5 de julho uma nova assembleia voltada para os educadores do
município. “Até a próxima reunião iremos intensificar as reivindicações
através da internet, por meio das redes sociais. A assembleia servirá
para avaliar os resultados dessas ações”, afirmou ela.
A categoria pede reajuste salarial de 22,5%, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC) para estados e municípios; eleições para diretores de escolas; fim das contratações nas unidades de ensino municipais; melhores condições de trabalho; entre outros.
— Desde 2009, os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho, valorização e respeito profissional, reformas nas escolas municipais e materiais necessários ao desenvolvimento das atividades escolares — acrescentou Graciete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário