Educar é um desafio social. Assim
sendo, esta prática pode tornar-se um instrumento mobilizador para com a
situação atual em que vive a população ou ainda ser um meio de
alienação. Convém ressaltar, que são inúmeros os interesses políticos,
sociais e econômicos que coordenam toda a ação pedagógica e fazem da
educação sinônimo de acomodação. Criticar ou contradizer qualquer que
seja o trabalho político desenvolvido é motivo de repressão, de anarquia
e/ou vandalismo. Ao povo é preciso aceitar a situação de pobreza,
dominação e exploração, opor-se é ser revolucionário. Portanto, é
preciso que o homem cidadão busque no seu passado um princípio
filosófico de vida para que assim seja capaz de refletir a atualidade.
Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes.
Por isso, ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos
trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa
consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação socializada e igualitária a todos os cidadãos.
Versar
sobre os paradigmas e suas contribuições para o processo educacional,
não é um trabalho fácil, exige a localização da relação sujeito-objeto
como um eixo central. A história da filosofia tem demonstrado ser esta
preocupação e é um dos principais problemas da filosofia. Assim,
compreender a relação sujeito-objeto é compreender como o ser humano se
relaciona com o ambiente, com a natureza, em suma, com a vida (Gramsci,
1991).
Marx não via com bons olhos uma educação oferecida pelo Estado-Nação burguês, capitalista,
basicamente por desacreditar no currículo que ela traria e na forma
como seria ensinado. Mesmo que tenha defendido a educação compulsória em
1869, Marx opunha-se a qualquer currículo baseado em distinções de
classe. Defendia a educação técnica e
industrial, mas não um vocacionalismo estreito, essas idéias tiveram um
impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à
educação tecnológica.
Para
Ghiraldelli Junior (2003), as idéias de Marx, conta-se tipicamente, a
percepção do mundo social pela categoria de classes, definida pelas
relações com os processo econômicos e produtivos, a crença no
desenvolvimento da sociedade além da fase capitalista através de uma
revolução do proletariado. Na prática, o
marxismo é um comprometimento com as classes exploradas e oprimidas, e
com a revolução que deverá melhorar sua situação.
Um
ponto forte do marxismo como filosofia é que ela fornece uma visão da
transformação social e promove uma visão da ação humana determinada a
levar adiante essa transformação. Ela retrata um mundo onde as
coisas não são fixas e luta por mudança. Por essas características, o
marxismo, muitas vezes, tem um apelo àqueles que se vêem como oprimidos.
Além disso, enfatiza um ideal de poder social para as classes menos
favorecidas, dessa forma, têm um forte elo para aqueles que vivem sob
regimes ou em circunstâncias que demonstram pouca preocupação com a
classe mais pobre.
No
Brasil as obras de Marx começaram a ser mais divulgada depois da
fundação do Partido Comunista do Brasil, isto é, a partir de 1930. Ainda
nesta época o educador Paschoal Lemme considerado marxista, publica um
trabalho sobre o ensino dos adultos e organiza cursos para operários no
Distrito Federal.
Neste
documento pode ser visto algumas características do marxismo que o
influenciava. Contudo, Lemme (1988:213), “argumentou que só algum tempo
mais tarde, principalmente, a partir de 1933, influenciado pelos
acontecimentos político-sociais que vinham se desenrolando no mundo e no
país, é que se interessou mais de perto pelo estudo dessas questões, ou
seja, as obras de Marx”. Vale salientar, os pressupostos do pensamento
neoliberal estão povoando a educação nacional e disputam uma nova
configuração educacional, especialmente no que diz respeito às políticas
de formação profissional.
Todavia,
todo e qualquer processo relacionado com a educação é lento, o que
induz a persistência e luta dos ideais, pois somente então poderá haver a
concretização do saber teórico com a prática, o que será motivo de
muitas contradições e ao mesmo tempo de aprendizagem, e isto, têm início
em cada um de nós.
Antigamente,
a educação existia principalmente para a sobrevivência. As crianças
aprendiam as habilidades necessárias para viver. Gradualmente,
entretanto, as pessoas passaram a usar a educação para uma grande
variedade de funções.
Hoje
em dia, a educação ainda pode ser usada para sobrevivência, mas também
ajuda proporcionar um melhor uso do tempo dando maior refinamento à vida
social e cultural. O homem depende da educação e ela está presente no
seu cotidiano. Porém, existem diferentes concepções de educação e
diferentes modelos. Sua prática vai além da escola e abrange desde
sociedades primitivas até as sociedades mais desenvolvidas e
industrializadas.
Assim como a prática da
educação desenvolveu-se, as teorias da educação seguiram o mesmo
caminho, no entanto, tornou-se fácil não vermos a conexão entre a teoria
filosófica e a prática educacional bem como lidar como a prática
separada da teoria.
Para Ozmon e Craver
(2004), a filosofia da educação começou quando as pessoas se tornaram
conscientes da educação como uma atividade humana diferenciada. As
sociedades pré-alfabetizadas não tinham os objetivos em longo prazo e os
sistemas sociais complexos dos tempos modernos nem possuíam as
ferramentas analíticas dos filósofos modernos, mas mesmo a educação da
pré-alfabetização envolvia uma atitude filosófica com relação à vida. Em
essência a filosofia da educação é aplicação de princípios fundamentais
da filosofia à teoria e ao trabalho da educação.
Para
Enguita (2004), um dos debates mais insistentes e repetidos em torno da
instituição escolar, sempre foi à questão de evidenciar o seu papel,
que era reprodutor ou transformador, isto é, se contribuía para
conservar a sociedade ou mudá-la. Até certo ponto, era trivial,
pois, por um lado nenhuma sociedade poderia substituir sem formar seus
membros em certos valores, habilidades, etc. e, por isso, toda educação é
reprodutora; mas ao mesmo tempo, nenhuma sociedade atual seria, sem a
escola, o mesmo que chegou a ser com ela, e, por isso, toda educação é
transformadora.
Pela educação o ser
humano aprende como se criam e recriam as invenções de uma cultura em
uma sociedade. Cada povo, cada cultura, apresenta sua educação. Ela pode
ser imposta por um sistema centralizado de poder ou existe de forma
livre entre os grupos. Pela educação se pensa tipos de homens, pois ela
existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais, cuja
missão é transformar sujeitos e mundos em algo melhor a partir da
imagem que se tem uns dos outros (Brandão, 1984).
A educação tende a ser
considerada como elemento conservador da sociedade, mas por ser um
instrumento formador e de expressividade em qualquer tipo de sociedade,
não pode e nem deve ser vista dentro de limites fechados, analisada
independentemente do contexto sócio-político e econômico em que vive tal
sociedade. Deve ser encarada como parte integrante e necessária de um
sistema, já que é usada de acordo com seus interesses.
Podemos dizer que a educação é um reflexo da política adotada em um país e do interesse desse país em coordená-la, é um dos maiores instrumentos de dominação em massa dentro de um sistema, perdendo apenas para a mídia que é acessada por muito mais pessoas do que o sistema educativo.
Neste contexto, Delors (2004:82) lembra:
Um dos principais papéis reservados à educação consiste antes de tudo, dotar a humanidade de capacidade de dominar o seu próprio desenvolvimento. Ela deve, de fato, fazer com que cada um tome o seu destino nas mãos e contribua para o progresso da sociedade em que vive, baseando o desenvolvimento na participação responsável dos indivíduos e das comunidades.
Reinventar a educação é
urgente além de que é preciso dessacralizá-la para se crer nela e
acreditar ainda que, diferentes tipos de homem criam diferentes tipos de
educação. Mais do que poder, a educação atribui compromissos entre as
pessoas, a educação da comunidade, da escola, a oposição entre a
educação-de-educar e a educação-de-instruir, a passagem da aprendizagem
coletiva para o ensino particular, o controle do Estado, faz lembrar a
educação grega.
Em todas as classes se cria e recria uma cultura de classe e formas de educação do povo. A cultura popular faz parte de sistemas populares de vida e de representação da vida, e tem uma lógica e densidade dentro da própria sociedade.
Para promover educação para uma sociedade em mudança, é necessário saber que se educa para a mudança, como parte e resultado dela. Educa-se não só para que o indivíduo desempenhe melhores os mesmos e antigos papéis, mas, sobretudo, para que se desempenhem novos papéis em uma sociedade que se renova, tornando os indivíduos os próprios fatores conscientes da renovação social e para que se saiba que um processo de mudança social exige a mudança da estrutura social, para que assim se possa atender às novas e crescentes exigências do homem numa sociedade emergente.
Em todas as classes se cria e recria uma cultura de classe e formas de educação do povo. A cultura popular faz parte de sistemas populares de vida e de representação da vida, e tem uma lógica e densidade dentro da própria sociedade.
Para promover educação para uma sociedade em mudança, é necessário saber que se educa para a mudança, como parte e resultado dela. Educa-se não só para que o indivíduo desempenhe melhores os mesmos e antigos papéis, mas, sobretudo, para que se desempenhem novos papéis em uma sociedade que se renova, tornando os indivíduos os próprios fatores conscientes da renovação social e para que se saiba que um processo de mudança social exige a mudança da estrutura social, para que assim se possa atender às novas e crescentes exigências do homem numa sociedade emergente.
Neste sentido, Brzezinski, (apud Libâneo, 1998:32) assim assinala:
Presente em novas realidades econômicas e sociais, especialmente os avanços tecnológicos na comunicação e informação, novos sistemas produtivos e novos paradigmas do conhecimento, impõem-se novas exigências sobre a qualidade da educação e, por conseqüência, sobre a formação dos educadores.
Estamos diante de
produtos inovadores e de grande impacto social, agora entram em cena o
computador aliado à Internet e taxado como “máquinas de ensinar”, que
trazem uma superinformação contraditória, a desinformação de uma grande
parte da população que não possui acesso a esses instrumentos
tecnológicos e nem ao menos a simples leitura e escrita para uso
crítico.
Como
entender que nunca a humanidade teve tanta capacidade científica e
técnica para satisfazer as necessidades humanas e chegamos ao novo
século com mais da metade da população excluída? Da mesma forma, a
escola não tem recursos para utilizar-se desses meios inovadores na
educação para trabalhar com as exigências da atual sociedade.
Todavia, o projeto moderno de educação é otimista sobre as possibilidades da natureza humana e também o é do ponto de vista histórico, porque contribui para a libertação exterior do homem e da mulher em relação aos poderes que os fazem menores de idade, situando o indivíduo na sociedade e no mundo, dependendo do que ele faz e constrói.
A educação ligou-se estreitamente à esperança da libertação social daqueles que obtivessem frutos que a educação promete, configurando uma sociedade aberta e móvel, na qual a hierarquia estabelecida em relação ao binômio educação-profissão substitui as hierarquias devidas à origem social (Imbernón, 1999).
Sabe-se que a prática de ensino e de aprendizagem não muda como um decreto. As mudanças exigidas passarão por uma espécie de revolução cultural, que será vivida pelos professores e só então poderão ser repassadas aos alunos. É inegável que o professor deve ser um profissional competente e compromissado com seu trabalho, com visão de conjunto do processo de trabalho escolar. Deseja-se um profissional capaz de pensar, planejar e executar o seu trabalho e não mais aquele ser habilidoso para executar o que os outros concebem.
Os filósofos educacionais, independentes de sua teoria particular, sugerem que a solução para os nossos problemas pode ser mais bem alcançada por meio de um pensamento crítico e ponderado sobre a relação entre mudanças perturbadoras e as idéias resistentes (Ozmon e Craver, 2004).
A mudança é um processo que vai se construindo aos poucos, de acordo com o nível de desenvolvimento de cada sociedade, como conseqüência das mudanças de maneiras para suprir suas necessidades, o homem muda também os padrões de cultura no decorrer dos anos, porém: “muda a sociedade e somente mais tarde muda a educação” (Libâneo, 1998:153).
Lembrando que, a filosofia da educação, apenas se torna significativa quando os educadores reconhecem a necessidade de pensar claramente sobre o que estão fazendo e de ver o que estão fazendo em um contexto maior de desenvolvimento individual e social. Uma vez que, o estudo da filosofia não garante que as pessoas serão melhores pensadores ou educadores, mas propõe perspectivas válidas que nos ajudam a pensar de maneira mais clara.
Todavia, o projeto moderno de educação é otimista sobre as possibilidades da natureza humana e também o é do ponto de vista histórico, porque contribui para a libertação exterior do homem e da mulher em relação aos poderes que os fazem menores de idade, situando o indivíduo na sociedade e no mundo, dependendo do que ele faz e constrói.
A educação ligou-se estreitamente à esperança da libertação social daqueles que obtivessem frutos que a educação promete, configurando uma sociedade aberta e móvel, na qual a hierarquia estabelecida em relação ao binômio educação-profissão substitui as hierarquias devidas à origem social (Imbernón, 1999).
Sabe-se que a prática de ensino e de aprendizagem não muda como um decreto. As mudanças exigidas passarão por uma espécie de revolução cultural, que será vivida pelos professores e só então poderão ser repassadas aos alunos. É inegável que o professor deve ser um profissional competente e compromissado com seu trabalho, com visão de conjunto do processo de trabalho escolar. Deseja-se um profissional capaz de pensar, planejar e executar o seu trabalho e não mais aquele ser habilidoso para executar o que os outros concebem.
Os filósofos educacionais, independentes de sua teoria particular, sugerem que a solução para os nossos problemas pode ser mais bem alcançada por meio de um pensamento crítico e ponderado sobre a relação entre mudanças perturbadoras e as idéias resistentes (Ozmon e Craver, 2004).
A mudança é um processo que vai se construindo aos poucos, de acordo com o nível de desenvolvimento de cada sociedade, como conseqüência das mudanças de maneiras para suprir suas necessidades, o homem muda também os padrões de cultura no decorrer dos anos, porém: “muda a sociedade e somente mais tarde muda a educação” (Libâneo, 1998:153).
Lembrando que, a filosofia da educação, apenas se torna significativa quando os educadores reconhecem a necessidade de pensar claramente sobre o que estão fazendo e de ver o que estão fazendo em um contexto maior de desenvolvimento individual e social. Uma vez que, o estudo da filosofia não garante que as pessoas serão melhores pensadores ou educadores, mas propõe perspectivas válidas que nos ajudam a pensar de maneira mais clara.
Com base nas idéias de
Marx pode-se inferir que educar é um desafio social. Assim sendo, esta
prática pode tornar-se um instrumento mobilizador para com a situação
atual em que vive a população. É preciso superar uma sociedade voltada à
produção aos bens de consumo, que despreza a natureza humana e
histórica. O ser humano precisa ser respeitado em sua totalidade, em
suas potencialidades, modo de expressão e de pensar, ter o direito a uma
educação igualitária baseada em princípios democráticos e não de
escravidão.
Lembrando
que, em vez de serem independentes das mazelas da sociedade, as escolas
são umas das partes integrais do sistema capitalista e, como tal, seu
potencial para a reforma está bastante limitado. Apenas com a reforma do sistema político e econômico o ensino poderá ter algum efeito na emancipação dos menos favorecidos.
A dialética por si abre caminhos para a busca e concretização destes ideais, entretanto, é uma luta constante e necessita muita perseverança, sendo a educação uma alternativa de se elucidar tais problemas. Faz-se conveniente evoluir um pensamento e atos, pois somente assim o homem se sentirá capaz no que realiza.
A dialética por si abre caminhos para a busca e concretização destes ideais, entretanto, é uma luta constante e necessita muita perseverança, sendo a educação uma alternativa de se elucidar tais problemas. Faz-se conveniente evoluir um pensamento e atos, pois somente assim o homem se sentirá capaz no que realiza.
Neste sentido, Marx
contribuiu para a educação do homem moderno, em sua teoria educacional, o
marxismo, mistura a teoria e a prática e apresenta aos aprendizes a
necessidade crucial da atividade racional e um sentido de responsabilidade social necessário para uma existência mais humana.
Fonte: aqui
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