24 de janeiro de 2011

CONVOCATÓRIA

No dia 03 de fevereiro, a Direção Estadual do SEPE realizará um seminário de
planejamento da campanha salarial da Rede Estadual 2011 (programação
abaixo).

Lembramos que a atividade iniciará com uma análise
de conjuntura na parte da manhã, essencial para as decisões e propostas que
teremos que encaminhar.
Além da direção estadual, as direções de núcleos e regionais estão convidadas a participar do seminário.
Contamos com a presença de todos para preparar uma vitoriosa campanha em
2011.
Saudações sindicais,


SEMINÁRIO PREPARATÓRIO PARA A CAMPANHA SALARIAL DO ESTADO – 2011.
Data: 03 de fevereiro de 2011.

Programação:
9:00 – 12:00 – Análise de Conjuntura: Dieese (conjuntura econômica e social)
e Professora Gilcilene Barão (Plano de Metas do Risolia, Ideb e
Meritocracia)
13:00 – 14:30 – Apresentação dos levantamentos e propostas dos
setores/secretarias do SEPE (cada setor teria até 15 minutos para
apresentação):

Tesouraria:
apresentação de uma avaliação da atual situação financeira do
SEPE (r ecursos financeiros disponíveis nos meses de março, abril e maio para
a campanha – já considerando o congresso – e estratégias de ampliação
destes valores caso estes recursos se mostrem insuficientes).
Secretaria/Recepção/Mecanografia/Transporte: como podemos melhorar a
dinâmica de solicitação/confecção das faixas e outros materiais, bem como a
estrutura para atos, assembléias e demais atividades? Como podemos melhorar
também a dinâmica da elaboração das atas, ofícios e comunicação interna do
sindicato?

Imprensa:
como podemos melhorar a comunicação do sindicato com a categoria,
com a imprensa em geral e com a imprensa progressista em particular?

CPD: qual a viabilidade técnica para pôr em prática o boletim eletrônico do
sindicato? O que precisamos fazer e como será feito? Quais os problemas que
precisamos resolver em relação à mala direta e ao envio de material?

Subseção do Dieese:
Que tipo de material/análises a subseção pode produzir
para fortalecer a campanha salarial?

Jurídico:
Que tipo de ação pode potencializar ou proteger nossa luta?
Reajuste anual, direito de greve, estágio probatório… Que ações já ganhas
mas não executadas podem ser incluídas na pauta de reivindicações? Que
material o jurídico pode preparar como orientação para a categoria como
forma de contribuir para a campanha salarial?

Saúde:
Quais informações o setor de saúde pode providenciar para ajudar nas
argumentações da campanha? Como utilizar e atualizar os estudos elaborados
com o setor de saúde?
14:30 – 16:30 – Grupos de Trabalho para elaboração e discussão de propos tas
(os diretores presentes se distribuem entre os GTs para elaboração e
discussão das propostas).

GT 1 - Estratégias de Mobilização: mecanismos e atividades que visam
estimular a categoria a participar e ao mesmo tempo pressionar o governo.
Entrariam neste grupo os atos (centralizados ou descentralizados), o caráter
e a frequencia das paralisações, estratégias alternativas de convencimento
da categoria, etc.
GT 2 - Estratégias de Comunicação: formas de comunicação com a categoria e
com a sociedade em geral. boletins eletrônicos (formato e frequencia),
releases para a imprensa, uso das redes sociais, out e bus dors, charges e
vídeos. Rádios comunitárias X rádios comercias (como e quando usar...)
imprensa alternativa (Brasil de fato, caros amigos, correio da cidadania,
carta capital..)
GT 3 - Estratégias de Organização: formas e possibilidades de melhorar a
utilização da estrutura do sindicato e formas de ampliar a organização
sindical através da campanha. Que dinâmica organizativa devemos adotar para
estruturar atos, assembléias, negociações e intervenções diversas?

GT 4 - Estratégias de Negociação: como tocaremos a tarefa de negociação? De
que forma planejar a ação sobre o legislativo e o executivo, bem como a
pressão no interior do Estado. Como está e como pode ficar a pauta de
reivindicações do Estado? Eixos centrais e questões prioritárias...
GT 5 – Estratégias de formação: como atuar conjuntamente na campanha e no
processo de formação política dos militantes? Que tipo de estratégias
formativas adotaremos?

16:30 – 20:00 Apresentação dos e sistematização das propostas. (cada grupo
relata suas propostas de forma direta e abrimos discussão sobre os pontos
prioritários que devem ser encaminhados para a assembléia do dia 12)

Assim teríamos uma boa análise de conjuntura, um espaço para avaliar as
possibilidades e as necessidades da estrutura do sindicato, uma divisão de
tarefas para pensar as dimensões da campanha (mobilização, organização,
comunicação e negociação) e um período para sistematização das propostas a
serem implementadas ou levadas para a assembléia.

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