16 de julho de 2012

Sem acordo

Matéria publicada hoje no Jornal Folha da Manhã


A proposta apresentada pelo Governo Federal às instituições federais de ensino, de um reajuste de 48%, escalonado em três anos, a partir de 2013, não agradou aos servidores. A categoria está em greve há 58 dias. O presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), em Campos, Paulo César Caxinguelê, disse que a proposta rebaixa a categoria e uma contraproposta será apresentada no próximo dia 23.

— A proposta do governo não contempla nossas reivindicações, que é a reestruturação da carreira. Do jeito que ele quer só vai contemplar o professor graduado e com doutorado. Atende apenas a uma minoria e o técnico-administrativo não terá aumento. Não vamos aceitar essa proposta absurda. Queremos aumento digno — disse Caxinguelê.

Uma próxima reunião dos grevistas com o governo está agendada para o próximo dia 23. Até lá, segundo Caxinguelê, a greve vai continuar. Segundo dados da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) e do Sinasefe, a paralisação atinge 57 das 59 universidades federais, além de 34 dos 38 institutos federais de educação tecnológica.

Para o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Lins, a aceitação da proposta do governo pelos grevistas é apenas questão de tempo. “Acredito que, quando as propostas forem analisadas, os professores vão reconhecer que esse foi um dos maiores avanços que tivemos até hoje em termos de carreira do docente”.

A Marcha dos Servidores Públicos Federais está marcada para a próxima quarta-feira. A categoria pretende se reunir em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para demonstrar a insatisfação.
Jane Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário