25 de agosto de 2013

Nota do PCB-RJ sobre a greve na rede pública de educação




imagem
Comissão Política Regional
20/ 08/ 2013
O Rio de Janeiro presencia mais uma greve dos profissionais de educação das redes estadual e municipal. Defendemos incondicionalmente a luta da categoria. Não é segredo que a educação nas escola públicas, em nosso Estado, vai de mau a pior, num processo inaudito de sucateamento, bem como com a subordinação, cada vez maior, à lógica privatista. É um cenário tão desalentador que, fugindo de seu cinismo habitual, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, num arroubo raro de sinceridade admitiu, em entrevista, que não matricularia os filhos em escola pública "por ter dinheiro para pagar uma escola particular"(*).
Pois bem, enquanto a prole do prefeito e do governador tem acesso a boas escolas, as melhores que o dinheiro pode pagar, os filhos da classe trabalhadora em nosso Estado penam com péssimas condições de ensino e escolas caindo aos pedaços, em um sistema que não possui o menor interesse em emancipar o indivíduo. Os profissionais da educação, por sua vez, humilhados reiteradamente por esse mesmo sistema, padecem com o assédio moral diário e com salários muito aquém da dignidade da função.
Somamos forças à combativa categoria dos profissionais de educação, pois, na busca por uma educação pública de qualidade, que rompa o véu de alienação do capital, em que alunos e professores recebam o respeito que merecem.
(*) Entrevista concedida a Ricardo Boechat, na BandNews FM, em 16/ 08/ 13.
http://pcb-rj.blogspot.com.br/2013/08/nota-do-pcb-rj-sobre-greve-na-rede.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário