29 de agosto de 2011

NOTA DE AGRADECIMENTO

ESTIMADOS COLEGAS:
.
APÓS 67 DIAS EM GREVE, LUTANDO POR MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO, VENHO POR ESTE INSTRUMENTO EXPRESSAR MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS A TODOS QUE ESTIVERAM EMPENHADOS DIRETA OU INDIRETAMENTE NESTA LUTA.
.
AGRADEÇO AOS BRAVOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE SOMARAM OS FAMOSOS 2% DE GREVISTAS (SEGUNDO O SR. RISOLIA), TAMBÉM CONHECIDOS COMO OS 240 EDUCADORES DE SPARTA, QUE, APESAR DAS PRESSÕES, SEJA EXTERNA, NAS RUAS, ENFRENTANDO OS PAUS MANDADO DO GOVERNO, SEJA INTERNAMENTE, RESISTINDO A AL CAEDA DE SERGINHO MALVADEZA, AMEAÇANDO E PUNINDO COLEGAS, ATRAVÉS DE TERRORISMO PSICOLÓGICO, CORTE DE PONTO, GLP E SUBSTITUIÇÕES, PARTICIPARAM DAS PASSEATAS, ATOS E ASSEMBLÉIAS, EXERCENDO PRESSÕES SOBRE O GOVERNO, O JUDICIÁRIO E A ALERJ, CONSTRUINDO VISIBILIDADE E FORÇA AO MOVIMENTO.
.
TAMBÉM SOU GRATO AOS COLEGAS QUE ACAMPARAM NA RUA DA AJUDA, EM FRENTE À SEEDUC, SUJEITOS A PROVAÇÕES E CONFORTO DO LAR, ENFRENTANDO FRIO, CALOR, SUJEIRA E INSEGURANÇA. MAS QUE FORAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA DURANTE O RECESSO ESCOLAR, MANTENDO A LUTA BEM VIVA NA MENTE DA CATEGORIA E DA POPULAÇÃO.
.
SOU GRATO AOS COLEGAS QUE, MESMO NÃO ADERINDO A GREVE, MANTIVERAM UMA POSTURA ÉTICA E RESPEITOSA EM RELAÇÃO AOS DEMAIS COLEGAS, CONSCIENTES DE QUE A LUTA É DE TODOS.
.
A NOSSA VITÓRIA POLÍTICA FOI IMENSA. NUNCA REUNIMOS UM GRUPO TÃO FORTE E COESO, DISPOSTO A LUTAR ATÉ AO SANGUE, A FAVOR DE UMA MELHOR QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA.
.
DEVEMOS CONTINUAR NOSSA LUTA. CONQUISTANDO NOSSOS ALUNOS E A COMUNIDADE, MESMO PORQUE A LUTA TAMBÉM LHES PERTENCE, UMA VEZ QUE SÃO OS FILHOS DOS TRABALHADORES QUE FREQUENTAM NOSSAS SALAS DE AULA. É PRECISO BUSCAR INFORMAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E UNIDADE NOS ENFRENTAMENTOS QUE ESTÃO POR VIR. É ESTREMAMENTE NECESSÁRIO AÇÕES COLETIVAS QUE GARANTAM A BLINDAGEM DE COLEGAS AMEAÇADOS POR ATITUDES ESCUSAS.
.
CAROS COLEGAS. AINDA TEMOS MISSÃO A CUMPRIR NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. NÃO PERMITIREMOS QUE NOSSA AUTONOMIA PEDAGÓGICA SEJA AFETADA PELA TECNOCRACIA OU MERITOCRACIA, OFERECIDA PELO PROJETO NEOLIBERAL. PARA ISSO É NECESSÁRIO O INCÓLUME POSICIONAMENTO CONTRA O PLANO DE METAS, SAERJINHO E QUALQUER OUTRA AVALIAÇÃO EXTERNA QUE NOS DIVIDE E NOS DESQUALIFICA.
.
A Luta Continua! Junto somos um rolo compressor!
.
EIS AQUI NOSSAS CONQUISTAS, ATÉ AGORA:
.
1. Descongelamento do plano de carreira do pessoal de apoio, a partir de setembro. (8% entre os níveis).
.
2. 5% de aumento e antecipação do Nova Escola de 2012 para os professores da rede , ativos e inativos, e profissionais da FAETEC. As demais parcelas do Nova Escola serão liquidadas em 2013.
.
3. Enquadramento por formação passa a ser automático sem os condicionantes da SEPLAG, podendo dar entrada todo os meses.
.
4. A gratificação de GLP será equivalente ao valor da remuneração do docente I, 16 horas, nível 3.
.
5. Reajuste para os animadores culturais de 14,6%, a contar de setembro de 2011.
.
6. A greve obrigou o governo soltar a lista dos enquadramentos por formação inclusive de 40h nos dias 15 e 29 de julho.
.
7. O movimento também fez o governo cumprir o descongelamento do plano dos funcionários, o reconhecimento dos animadores culturais com o pagamento de 1 parcela do Nova Escola mais 14 %.
.
8. Suspensão do concurso de 30h até que a SEDUC organize as cargas horárias de acordo com os 2/3 e 1/3 de planejamento. Assim 16h passa a ser 10t em sala e o restante para planejamento por exemplo.
.
9. Evitamos a extinção dos cargos de orientadores educacionais e pedagógicos.
.
10. Pagamento do bônus cultura que estava sempre sendo adiado.
.
11. Nosso movimento também forçou o governo a pagar a gratificação de diretores, retroativo a abril, ainda que o objetivo seja o de caçar os “negros” fujões.
.
12. Ganhamos força, visibilidade e apoio da sociedade, denunciamos todas as armações de Sérgio Cabramal e sua AL Qaeda. Além de seus acordos com empreiteiros e banqueiros em detrimento da população do Estado.
.
13. Porém, a meu ver, a grande conquista foi quebrar uma política de meritocracia que nos divide e nos distância, quebrando a paridade entre ativos e inativos, além de quebrar a paridade entre os próprios ativos. Após três anos sem reajuste linear, o governo foi forçado a fornecer um reajuste linear a toda categoria. Esta vitória política não tem preço.
.
PROFESSOR EDIR PEREIRA DA SILVA.
BLOG NA LUTA PELA EDUCAÇÃO SÃO GONÇALO

Nenhum comentário:

Postar um comentário