15 de agosto de 2012

Índice da Educação Básica: Campos em último lugar no RJ

Reprodução - O Globo
Reprodução - O Globo
Segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2011, o desempenho dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental manteve ritmo de crescimento, mas os resultados do ensino médio ainda preocupam. No Estado do Rio, a rede municipal em mais da metade das cidades não atingiu a meta. Entre os 92 municípios do Estado, Campos dos Goytacazes aparece em último lugar, com a nota 3,6. A cidade de São João da Barra alcançou 4,8 e atingiu a meta de crescimento. Quissamã e São Fidélis aparecem com 5,1, também atingindo a meta.
Os municípios de Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana, com 3,8 e 4,3, respectivamente, não atingiram a meta.
Municípios vizinhos e ricos em royalties como Campos (3,6) e Rio das Ostras (5,7) obtiveram resultados diferentes. Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio (Undime), José Adilson Gonçalves Priori lembra que, além da questão do tamanho (muito grande), Campos enfrentou problemas administrativos com a cassação e o retorno da prefeita Rosinha Garotinho (PR). “Quanto maior o município maior a complexidade. Alem disto, os problemas políticos enfrentados por aquela cidade com as trocas de prefeitos, acabam interferindo na gestão administrativa, que precisa de uma ação continuada para dar certo”, disse.
Entenda — O Ideb é um índice desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que tem como objetivo mensurar a qualidade da educação brasileira. No seu cálculo são combinados dois fatores: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil, aplicada a cada dois anos, e a taxa de aprovação das redes, usada para medir a eficiência do fluxo escolar. Por isso, uma rede pode ter um desempenho acadêmico melhor do que outra, mas um Ideb pior, devido a taxas de aprovação menores.
Fonte “O Globo” aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário