13 de julho de 2011

A GREVE CONTINUA. CABRAL, A CULPA É SUA!


A ocupação do 5º andar da SEEDUC ontem à tarde cumpriu o importante papel de forçar a audiência com o Secretário de Educação Wilson Risolia que, numa demonstração de arrogância não compareceu as duas últimas previamente agendadas.

Estiveram presentes na audiência de ontem - além do secretário de Educação- o secretário de planejamento Sérgio Ruy, alguns sub-secretários, parlamentares e a comissão do SEPE, enquanto os manifestantes que fizeram a ocupação da SEEDUC permaneceram no saguão em frente ao gabinete do secretário Risolia.

Após três horas e meia de negociações - marcada pela frieza do secretário de educação e, o tom irônico e provocador do secretário de planejamento- não houve nenhum avanço numa demonstração clara da intransigência do governo Cabral cujos secretários não se preocupam em poupá-lo de mais um desgaste político.

Com se deu a ocupação da SEEDUC:

Um pouco antes das 12h setenta(70) profissionais entraram na secretária normalmente apresentando como de praxe o RG e, concentrados pacificamente no andar aos quais se dirigiram desceram em hora previamente combinada para o 5º andar onde fica o gabinete do secretário de educação onde foram atendidos pelo sub-secretário de Gestão de Pessoas, momento em que foi comunicado a este tratar-se de manifestação pacífica e que dali ninguém sairia até que fossem atendidos pelo secretário Risolia. Muitos profissionais tiveram a oportunidade de expôr as mazelas sofridas pela categoria e, loo veio a notícia de que o secretário atenderia às 15h.

Enquanto isso...

Os mais de mil profissionais que começaram a chegar na ALERJ para o acampamento e assembleia às 14h ao saberem da ocupação na SEEDUC decidiram se deslocar para lá a fim de acompanhar o desdobramento da audiência só que, a esta altura a PM já havia sido chamada ao local - desnecessariamente - e houve contenção na entrada da SEEDUC com gás de pimenta e porta de vidro fechada. Nisso, com a pressão de profissionais querendo entrar e, outros já na parte interna da SEEDUC tentando evitar o gás de pimenta a porta de vidro não suportou a pressão e, se partiu ACINDENTALMENTE.

E depois...

A não ser a posição intransigente do governo todo o restante transcorreu dentro da normalidade como sempre foram as manifestações dos profissionais de educação e, às 20:00h os que fizeram a ocupação desceram espontaneamente devido ao entendimento de que não havia necessidade de permanecer no interior da SEEDUC e, uniram-se aos acampados por TEMPO INDETERMINADO na Rua da Ajuda em frente a SEEDUC.

Próximos eventos....

. Permanência do acampamento em frente a SEEDUC
. Audiência dia 14/07 com o chefe de gabinete do governador Cabral às 15:30
. Assembleia da categoria sexta-feira (15/07)as 14 h no Clube Municipal na Tijuca.

Expectativas...

Que o governo apresente contra-propostas as reivindicações da categoria e, caso contrário a GREVE CONTINUA e, os profissionais de educação que até então ficaram assistindo de longe movimento se incorporem a ele e, que em agosto - se for necessário - haja 100% de adesão da categoria.

Galeria de fotos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário