23 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO E CIDADANIA

O site da Prefeitura de Campos convoca a população para a manifestação em defesa dos royalties como exercicío de Cidadania.

Neste momento os profissionais de educação do municipio devem estar atentos à esta grande lição.

A Prefeita Rosinha reconhece a importância de MOBILIZAÇÃO da população campista para pressionar o Congresso a fim de não derrubar o veto do ex-Presidente Lula quanto a divisão dos royalties. Ela sabe que a pressão popular é importante para a conquista ou manutenção de direitos.

Para garantir a participação de um número importante de cidadãos, não hesitou em dar PONTO FACULTATIVO para todos os servidores públicos municipais em todas as áreas de serviços, inclusive à EDUCAÇÃO.

Devemos então, lembrar das palavras de Marx quando diz:" TRABALHADORES, DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!"

Esta sim é uma grande lição para a classe trabalhadora! Somente através da MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES, donos da sua força de trabalho, será possível a transformação do sistema vigente. Não devem os trabalhadores se submeter a aviltante exploração de sua capacidade produtiva para satisfazer a ganância de alguns.

Você servidor público municipal, professor, auxiliar de secretaria, animador cultural, merendeira,etc, deve estar se perguntando onde quero chegar.

Nós trabalhadores em geral e, principalmente da EDUCAÇÂO temos que ter em mente que a nossa organização é uma questão de CIDADANIA em sua mais relevante expressão. É livre nossa associação ao sindicato da classe que defende direitos e, a escola pública de qualidade portanto, NÃO DEVEMOS NOS SUBMETER AS INTIMIDAÇÕES feitas pelo governo municipal.

Somos uma força que, unida em torno de objetivos altruístas será capaz de pressionar o governo Rosinha para garantir o atendimento às reivindicações e exigir respeito profissional.

Hoje, muitos profissionais de educação não estarão na manifestação em defesa dos royalties porque esta contrapartida financeira pelo impacto da extração de petróleo no nosso município não foi investida nas escolas municipais que estão caindo por omissão do governo. Muitos profissionais de Saúde - também - não devem comparecer na manifestação porque convivem com condições insalubres de trabalho e, com a falta de medicamentos para atender à população, etc.

A CIDADANIA em Campos é tratada de forma relativa. Quando trata-se dos interesses do governo Rosinha Garotinho é uma questão de cidadania. No momento de MOBILIZAÇÃO dos profissionais de educação pelos seus direitos, conforme decisão da categoria em Assembleia, a CIDADANIA NÃO É RECONHECIDA e, HÁ CORTE DE PONTO, põe FALTA e consequente desconto na folha de pagamento.

A Constituição nos garante direito de greve e o GOVERNO ROSINHA GAROTINHO NEGA esse direito. Não respeita a educação e o direito dos profissionais.

Educação é fundamental para a CIDADANIA.

Qual o sentido de CIDADANIA para a Prefeita Rosinha Garotinho???

Independente do que isto signifique para ELA nós devemos ter clareza o que é CIDADANIA PARA NÓS.

Ousar lutar. Ousar vencer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário