5 de dezembro de 2012

Falta de professores prejudica estudantes

Jornal Folha da Manhã

Hellen Souza

Há quase seis meses, os alunos da recém inaugurada Escola Municipal Walter Siqueira, no parque Julião Nogueira, em Campos, sofrem com a carência de professores. A denúncia foi feita por mães que estão preocupadas com o ensino dos filhos. A falta de professores na rede municipal também é uma apontada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação de Campos (Sepe), que há anos luta pela convocação de mais concursados para preenchimento de vagas na rede municipal de ensino.
A Prefeitura de Campos preferiu utilizar o impasse do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para justificar a carência de professor, mas nada falou sobre soluções.

A auxiliar administrativa Wilka Vieira Ribeiro, de 28 anos, contou que tem dois filhos estudantes na Walter Siqueira, um da série G3 e o outro do 1º ano, sendo que apenas o mais velho está tendo aulas ministradas pela diretora da unidade. “Meus filhos estudavam na Escola Municipal Sagrada Família, mas como era distante da minha casa pedi a transferência. Então, logo no início deste semestre, um pouco depois da escola ser inaugurada, eles passaram a estudar lá. Desde então, estou tendo problemas com essa situação”, explicou.

Ela ressaltou que antes de fazer a troca, procurou saber se não havia problemas deste tipo. “Apesar de a diretora estar dando aula para um dos meus filhos, fico preocupada com a alfabetização deles”, concluiu.

Segundo a coordenadora geral do Sepe, Christini Marcelino, a carência de professores afeta mais escolas em Campos. “Não é só na Walter Siqueira que tem passado por esse problema, outras também. A demanda de alunos da rede municipal é muito maior que os profissionais atuando, por isso que o Sepe luta para a convocação de mais concursados e não pela contratação temporária”, afirmou.
Em nota, a Prefeitura informou que está cumprindo a decisão judicial, que impede os profissionais contratados de trabalhar. “O Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) que tem, entre os objetivos, suprir a falta de professores que estão licenciados, continua suspenso por decisão da 4ª Vara Cível de Campos”, dizia a nota.
 
Mário Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário