25 de outubro de 2013

Secretária de Educação de Campos recebe representantes do Sepe

Site do URURAU

Após a conversa, Sindicato reconhece avanço nas negociações
 Mauro de Souza / Divulgação

Após a conversa, Sindicato reconhece avanço nas negociações

Professores da rede municipal se reuniram na tarde desta sexta-feira (25/10) na frente da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Campos para tentarem se reunir com a secretária da pasta, Marinéa Abude, mas a reunião aconteceu a portas fechadas, no gabinete, com cinco diretores do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe).
Segundo a representante do Movimento dos Educadores de Campos em Luta, Nina Barreto, informou que a reunião estava marcada para o dia 29 deste mês, mas teria sido antecipada para esta sexta.
“Ficamos sabendo que aconteceria hoje, por isso vieram o máximo de professores que conseguiram. Mas nenhum representante dos professores municipais pode entrar apenas representantes regionais do Sepe”, disse.
Com cópias de contracheques de professores da rede municipal de Macaé em mãos, e fizeram uma comparação com os profissionais de Campos.
A categoria está em estado de greve e reivindica eleições diretas para diretor, cumprimento da Lei Federal 11.738 que dá o direito ao professor de ter um terço da carga horária dedicada ao planejamento de aula, aumento do piso salarial em 100%, transparência na distribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e melhores condições de trabalho e na estrutura das escolas da rede municipal.

Depois de terminada a reunião, a diretoria do Sepe, Silvana Nascimento, conversou com os professores municipais que estavam do lado de fora da Secretaria de Educação e explicou o que foi debatido com a representante da pasta.
“Sobre o reajuste salarial o Sepe vai fazer um ofício e encaminhar para a procuradoria. Quanto o cumprimento de um terço da carga horária para planejamento esta previsto para o próximo ano. Serão chamados para entrega de títulos os concursados a partir do dia 10 de novembro. E para o próximo ano esta previsto acontecer um novo concurso para os cargos de inspetor de alunos, auxiliar de creche, ensino religioso e talvez para auxiliar de secretaria. Já a escolha para diretor de escola vai manter como esta através da lista tríplice, com os requisitos que os interessados precisam ter, foi pedido para que seja escolhido um profissional concursado, mas a secretaria alega que existem escolas que não tem concursados, apenas contratados”, explicou.
Para finalizar a diretora explicou que na próxima terça-feira (29/10) acontece reunião no Sepe para que seja marcada uma data para a assembleia com os professores da rede municipal.
Alguns professores não concordaram com o que foi repassado e comentaram sobre um novo ato unificado de servidores públicos que previsto para acontecer no dia 14 de novembro. O ato deve reunir professores, profissionais da saúde, ex-guardas municipais, catadores de lixos e camelôs. A manifestação acontecerá na parte da tarde na frente da Prefeitura e vai seguir até a rodoviária Roberto da Silveira.
A equipe do Site Ururau já entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber o posicionamento sobre os pedidos e reclamações dos professores.
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude, recebeu o diretor do Sepe, Eduardo Peixoto, para reunião sobre reivindicações da categoria. Ele entregou pauta contendo nove pontos, entre eles, convocação imediata dos concursados de 2012 e construção e reforma de unidades. A secretária anunciou que mais 958 profissionais concursados da educação serão convocados em breve.

"Houve um bom diálogo. Passamos para eles a relação de unidades que estão sendo construídas e reformadas e que vamos chamar mais profissionais até o fim do ano", ressaltou.
O representante dos professores saiu elogiando o diálogo com o governo municipal. “Com o que temos aqui hoje, considero que estamos avançando”, destacou Peixoto.
A eleição para diretor das escolas e creches foi mais um ponto de discussão, porém, também já havia sido anunciado pela Prefeitura.
A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas já convocou 653 profissionais da área de Educação como pedagogo, professores de História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, entre outros. O número de aprovados convocados é três vezes mais do que o previsto no edital.
Atualmente, a rede municipal de ensino possui 5.226 professores, que atuam em 77 creches e 163 escolas municipais, totalizando 240 unidades, onde estão matriculados alunos do berçário até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
 
Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário