29 de novembro de 2010

A educação e os milhões

Depois da aquisição de um furgão, quase pelo preço de um caminhão top de linha com carreta, a secretaria de educação agora foi mais longe: pagará a bagatela de R$ 1.123.200,00 pela obra de Monteiro Lobato. (D.O. aqui)
É isso mesmo!Um milhão, cento e vinte e três mil e duzentos reais na aquisição de uma obra literária.
O valor dá e sobra para montar bibliotecas em todas as escolas da rede, uma vez que não adianta a obra sem o espaço adequado que muitas escolas não possuem.
O espaço de leitura dentro das unidades escolares deveria vincular-se ao projeto pedagógico de cada escola, ampliando e enriquecendo o ambiente alfabetizador que a escola deve proporcionar aos alunos.
No entanto, não parece ser essa a preocupação da SMEC quando destina um valor exorbitante a uma obra.
A obra literária em si tem um valor artístico e histórico imensurável, mas vamos aos fatos reais: Seria o dinheiro do Fundeb empregado nessa compra?
Seria essa necessidade maior da rede municipal de educação?
Qual seriam o tamanho e a proporção de tamanho investimento se fosse bem aplicada essa verba na educação?
Se a compra foi com o Fundeb, ainda assim queremos saber sobre os 60% que devem ser destinados à remuneração dos profissionais do magistério dentro de uma política de valorização, não dentro do orçamento para pagamento do salário base dos servidores.
Muitas perguntas.Nenhuma resposta.
Tratando-se de uma verba pública federal, as respostas podem demorar, mas virão pelo bem maior da lei e dos cidadãos e servidores que por ela esperam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário