20 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO SINDICATO DA SUA CATEGORIA

COMO SURGE O SINDICATO
O sindicato é uma associação de indivíduos de uma classe ou grupo profissional para a defesa dos seus interesses,direitos e respeito profissional. Surgiu com a chamada revolução industrial, quando a máquina apareceu como instrumento fundamental para a produção e provocou o aparecimento de fábricas que necessitavam da força de trabalho do homem para operá-la.

Com o tempo o empregador procurava aumentar a capital e para tanto, exigia jornadas excessivas, retribuindo a força do trabalho com salário insignificante, insuficiente para atender as necessidades do trabalhador e de sua família, com isso ocorreu á coletividade organizada em associação fundada na solidariedade de classe para a defesa de seus interesses.

A organização dos trabalhadores era proibida, considerada como delito em muitos países. Num segundo momento foi apenas tolerada e depois reconhecida como direito, a partir de então o sindicato tornou-se presente.

O objetivo de um sindicato é a luta pelos direitos e garantias individuais dos trabalhadores, conscientizando-os de sua real função dentro do contexto social de seu local de trabalho e fora dele.

A PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES

O sindicato foi criado para os trabalhadores e portanto para sua existência é necessário a participação da categoria em cada um deles. Sem a participação dos profissionais não há sentido a existência de um sindicato.

Existem vários fóruns de debates num sindicato, dentre eles estão os Congressos, Conferências, as ASSEMBLEIAS e os Conselhos.

Nas ASSEMBLEIAS são feitas avaliações sobre os ataques aos direitos dos profissionais na perspectiva de retirada destes direitos e são apresentados e aprovados os encaminhamentos para a superação destes ataques.

As ASSEMBLEIAS tem um caráter importantíssimo na vida de quaisquer profissionais. Elas são soberanas em suas decisões desde que não contrarie o estatuto do sindicato e as decisões do Congresso, e suas deliberações são tomadas por maioria simples dos profissionais presentes nas ASSEMBLEIAS.

Digo isso com o objetivo de esclarecer aos profissionais de educação - tanto da rede municipal quanto da rede estadual - de que a apatia frente aos problemas que vivenciam em suas unidades escolares, de nada adianta. Ao contrário, só agrava o problema já que, os governos só entendem a linguagem traduzida na força da MOBILIZAÇÃO da categoria.

Portanto, é inadmissível que os profisionais de educação alimentem a idéia de que o sindicato sozinho é capaz de promover a conquista dos direitos sonhados e esperados por todos. Para isso, faz-se necessário que todos estejam imbuídos do espírito de luta e participe dos fóruns da categoria se posicionando diante dos problemas e contribuindo com idéias para vencermos a batalha contra a truculência dos governos.

Pelo pagamento do FUNDEB, ELEIÇÃO PARA DIRETORES DE ESCOLAS, CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS, PCCS, etc,na rede municipal de Campos.

Contra a meritocracia do governo Cabral, incorporação do Nova Escola, reposição salarial, eleição para diretores de escola,respeito ao Prof. Doc. II, regularização da situação dos animadores culturais, etc, na rede estadual.

Para superarmos as mazelas da educação implementadas pelos governos neoliberais: MOBILIZAÇÃO!

Na defesa da EDUCAÇÃO PÚBLICA: MOBILIZAÇÃO!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário