14 de fevereiro de 2011

Qual é o papel social da escola?


Diante das mudanças sociais e econômicas, a escola está em fase de mudança de seus paradigmas, dentro da premissa básica de seu papel primordial que é formar para a cidadania.
Se, por um lado, a escola tenta responder às demandas da comunidade, por outro tem que corresponder aos anseios burocráticos do sistema que impõe uma série de atividades sem sentido real, dentre elas o preenchimento de fichas e papéis desconexos com o processo de aprendizagem.
Dessa forma a escola busca incessantemente construir sua identidade em meio aos avanços e às mudanças que vão desde o modo de agir e pensar das pessoas, que afetam as relações familiares, até os avanços tecnológicos que, na maioria das vezes, estão bem distantes da sala de aula.
A primeira instância da criança é a família, no entanto esta tem atribuído à escola quase toda a finalidade de educar. Os sistemas de educação, por sua vez, impõem as regras, estabelecendo mecanismos de controle visando adequar-se às novas demandas. Em meio ao “jogo de empurra” está o professor que também tem buscado construir sua identidade dentro desse processo.
O sistema arcaico, falido, inadequado e desorganizado que ainda insiste em operar e gerir os rumos da educação, desestimula o profissional ao sufocá-lo com atribuições burocráticas que não geram reflexão sobre a própria prática pedagógica.
Se, como diz Moreto (2011),"a função social da escola é formar gerentes da informação e não meros acumuladores de dados”, por que o sistema educacional “organiza” e desorganiza os discentes em dados, com base em números, enchendo cada vez mais as salas de aulas que perdem a qualidade do aprendizado e desmerece o trabalho do professor?
Estaria, então, ultrapassado o sistema?
E o professor, a quem deve atender: à burocracia do sistema ou fazer com que respeitem sua autonomia docente para que seja possível trabalhar dentro dos preceitos de uma educação que forma realmente cidadãos?
E o papel da escola, alguém já conseguiu definir qual é, nesse momento?
O fato é que a escola, como espaço formal de educação, se vê obrigada a atender as exigências dos sistemas de ensino e ao mesmo tempo é cobrada para que se afirme como instituição sólida de educação para a cidadania viabilizando o preparo dos alunos, futuros cidadãos, ante às transformações sociais.

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