26 de fevereiro de 2011

RISOLIA É O TERROR DA EDUCAÇÃO ESTADUAL

A educação do Estado do Rio de Janeiro passa por um dos momentos mais críticos com a nomeação do economista Wilson Risolia.

Não é de se estranhar que, ao ser empossado à frente da SEEDUC uma das primeiras declarações do secretário tenha sido que a educação é um negócio logo, o pacote apresentado por ele como solução para tirar o estado do penúltimo lugar do IDEB é o que há de pior para a educação pública.


Reunião realizada a partir das resoluções do novo Secretário de
Educação (???) Sr. Wilson Risolia:

. As Unidades Escolares da Rede Estadual passam a funcionar semelhante a
empresas, dando ênfase ao Pedagógico e ao Administrativo e assim
obedecendo a Metas de Trabalho. Os professores passam a ser
profissionais de carreira, podendo através de concursos evoluindo nas
suas funções, podendo inclusive chegar a Gestão Escolar ou até mesmo a
Direção que só poderá ficar em cada Instituição de Ensino no máximo por
seis anos. Os professores terão bonificação ao final do ano, conforme o
desempenho dos alunos e o funcionamento da parte administrativa.
. Haverá fiscalização, a partir do mês de março, nas Salas de Aula
através da Gestão Fiscal enviada e treinada pela SEEDUC. Os educadores
que desejarem haverá concurso para ocupar este cargo. O Edital está
sendo elaborado.
. A antiguidade na Unidade Escolar deixa de ser prioridade para a
confecção do Horário Escolar quanto a das séries. Serve apenas para a
contagem do tempo de serviço e escolha dos dias na Disponibilidade. A
Função Extra-Classe passa a ser apenas para Professores Readaptados. A
Orientação Pedagógica e Coordenação de turno só poderão ser feitas por
professores com comprovada formação universitária nesta função.
. Deve ser mantida a forte reprovação na Primeira Série. Os alunos
avançados na idade (acima de dezoito anos) devem ser convidados a
participar do Projeto Autonomia, podendo ter até mesmo alunos não
matriculados na Unidade Escolar. Os alunos acima dos trinta anos de
idade devem freqüentar o EJA.
. Fim das Coordenadorias Regionais, sendo substituídas, a partir de
março, pela Coordenadoria Pedagógica e a Coordenadoria Administrativa.
Em fase de implantação pela SEEDUC.
. Serão aplicadas duas a quatro avaliações através da SEEDUC (chamadas
pelo Secretário de Educação da SAERJINHO ? obedecendo ao Currículo
Mínimo e sendo aplicadas sem data marcada no primeiro semestre do Ano
Letivo), além da PU, testes e trabalhos. Através do Projeto Político
Pedagógico do CEAC aprovado na Reunião Pedagógica de dezembro de 2010, o
valor da PU passa a ser 6,0, podendo ser revisto pelas equipes em
conjunto com os Coordenadores de Área e a Direção. O somatório das
avaliações feitas pelos educandos não deve ultrapassar a 10,0 pontos
por bimestre.
. Os alunos Evadidos e Faltosos devem ser retirados da contagem das
turmas para que a média geral da Unidade Escolar não seja prejudicada,
aumentando o índice obtido em cada colégio, dando uma visão real do seu
desempenho escolar. O IDEB é o cálculo da SAERJ baseado no Currículo
Mínimo.
. Os alunos com médias abaixo de 5,0 a partir do 2º Bimestre devem fazer
o Estudo Dirigido baseados no Currículo Mínimo da SEEDUC. Estudarão na
Biblioteca em turno alternado.
. As Aulas Extras (???)Classe (Capoeira, Judô, Teatro e Yoga) serão
freqüentadas por alunos que conseguirem a média bimestral mínima: 6.0
pontos.

ESTÁ INSTALADO O CAOS NA EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL!

4 comentários:

  1. O maior problema da educação é o isolamento dos professores que trabalham em áreas distantes e que são currais eleitorais. Quando discordam são ameaçados sem nenhuma prova das ameaças, pois os políticos estão cada vez mais covardes e perspicazes. Quando os municípios distantes do Rio receberem mais ajuda ai sim talvez haja uma forma séria de exigirmos melhorias salariais.

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  2. METAS FORAM FEITAS PARA NÃO SEREM ATINGIDAS
    “O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, destacou que o resultado foi o esperado e ressaltou que as metas foram rígidas para conseguir elevar o estado no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).”(O DIA 29-06-2012).
    NÃO FOI ENCONTRADO NA INTERNET A ENTREVISTA QUE O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO RISOLIA AFIRMA QUE METAS FORAM OUSADAS,PORQUE ISTO CONFIRMA QUE AS METAS FORAM FEITAS PARA NÃO SEREM ATINGIDAS.MESMO CLASSIFICANDO AS METAS DE RÍGIDAS E JUSTIFICANDO COM O DESEMPENHO DO IDEB NÃO DIMINUI A INJUSTIÇA COM OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO.

    OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESTADUAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES ESTÃO REVOLTADOS COM A SITUAÇÃO CRIADA PELO SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO RISOLIA,JÁ QUE A MAIORIA(NEM SE FOSSE MINORIA!) DAS ESCOLAS NÃO ATINGIRAM AS METAS ESTABELECIDAS POR ELE NA CHAMADA GIDE.AS ESCOLAS QUE NÃO ATINGIRAM AS METAS NÃO TIVERAM DIREITO A UM BÔNUS MÍNIMO DE ESFORÇO.
    ESSA ATITUDE FOI CONSIDERADA DESRESPEITOSA,MESMO PORQUE O PRÓPRIO SECRETÁRIO ADMITIU QUE AS METAS ERAM OUSADAS,E QUE O RESULTADO ERA ESPERADO.ISTO MOSTRA QUE FOMOS FEITOS DE BOBOS,QUE JÁ ERA SABIDO QUE NÃO RECEBERÍAMOS NEM R$0,01 POR ACREDITAR NESTAS METAS.NÃO EXISTE NEM UM MÍNIMO,COMO SE O RESULTADO RUIM FOSSE PROPOSITAL...ISSO SÓ FAZ COM QUE NÓS NOS SINTAMOS CADA VEZ MAIS HUMILHADOS E RIDICULARIZADOS.
    É INADMISSÍVEL QUE OS PROFESSORES SEJAM USADOS COMO POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.ESTAMOS SENDO USADOS PARA UMA FALSA PROPAGANDA DE INVESTIMENTO.
    COMO FICA AGORA ESTA ENORME PARTE DA CATEGORIA QUE ESPERAVA HÁ TANTO TEMPO ESTE BÔNUS E AGORA TEM QUE CONVIVER COM MAIS ESTA DECEPÇÃO COMO SE OS ÚNICOS CULPADOS FÔSSEMOS NÓS.
    ASSIM COMO O GOVERNO NOS AVALIA,AVALIAMOS O GOVERNO E NESTA AVALIAÇÃO É ZERO DE COMPROMISSO E RESPEITO COM A EDUCAÇÃO.SABEMOS LER NAS ENTRELINHAS E VEMOS AS VERDADEIRAS INTEÇÕES DE CERTAS ATITUDES TOMADAS PELOS GOVERNADORES EM TODOS OS TEMPOS QUE ESTAMOS ATUANDO EM SALA DE AULA.
    ESPERAMOS QUE ESTA QUESTÃO SEJA CORRIGIDA. OS CONSECUTIVOS ERROS E HUMILHAÇÕES QUE ESTA CATEGORIA VEM SOFRENDO ESTÃO INSUPORTÁVEIS.
    FAZEMOS O NOSSO TRABALHO ÀS CUSTAS DE SACRIFÍCIOS QUE SÓ QUEM ESTÁ EM SALA DE AULA CONHECE...INDEPENDENTE DE GIDE.MAS NÃO ACEITAMOS DIFERENÇA DE TRATAMENTO.
    ASSIM COMO UM FILHO NÃO ACEITA A DIFERENÇA QUE OS PAIS FAZEM EM RELAÇÃO AOS OUTROS FILHOS,OS PROFESSORES NÃO ACEITAM SER TRATADOS COM MAIS ESTA DIFERENÇA,JÁ QUE ESTA PROFISSÃO TEM SIDO ALVO DE CHACOTA E TEM SIDO CONSIDERADA SUBEMPREGO,DE MANEIRA QUE NEM ESTAS PROPAGANDAS "BONITINHAS" SOBRE PROFESSOR MOTIVA.
    A SOCIEDADE DEVERIA CONHECER AS METAS ...!(VOCÊS SABEM QUE METAS!)
    UMA BOA EDUCAÇÃO SE FAZ COM RESPEITO E TRANSPARÊNCIA.
    AOS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS CASTIGADAS :PACIÊNCIA!O SISTEMA É MAU.VOCÊS TÊM O RECESSO DE JULHO PARA TENTAR SUPERAR ESTE TRAUMA...

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  3. Professores,os deputatos estaduais estão na Alerj e vocês podem mandar e-mails para eles pelo portal da Alerj e cobrar atitudes decentes...Não existe só secretários e governador!Vocês votaram em quem?

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  4. QUANDO VÃO CRIAR O PROFESSOR ESPERANÇA?0500 2012 PARA DOAR REAIS.

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