23 de julho de 2011

SMEC; AVALIAÇÃO FUNCIONAL




FONTE: site da Prefeitura:

Os cerca de cinco mil profissionais da educação, incluindo professores e pedagogos da rede municipal, deverão preencher o Boletim de Avaliação de Desempenho Funcional até o dia 29 deste mês. As avaliações estão sendo aplicadas apenas para os profissionais que atuam na sua área de lotação. Os atendimentos estão acontecendo das 8h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC).

As avaliações iniciaram na segunda-feira (11) e prosseguirão até o final do mês. Apesar do período de recesso das atividades escolares, que acontecerão de 18 a 30 de julho, na próxima semana a secretaria continuará aplicando as avaliações para as escolas que não foram chamadas e, também, para os profissionais que, por algum motivo, não preencheram o boletim esta semana.

As avaliações de desempenho estão sendo realizadas com base na lei 8.133/09, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. O objetivo das aplicações das avaliações é promover a progressão horizontal (tempo de serviço) dos profissionais do magistério. Estão vedados a participarem do processo os que estiverem exercendo atividades diversas para qual foi nomeado, aos cedidos ou à disposição de outros órgãos ou demais entes federativos.

De acordo com os dias de atendimentos das escolas, os profissionais deverão se dirigir ao departamento de supervisão escolar. Ele está situado na sede da secretaria de Educação, na Praça Cinco de Julho, n° 60, Centro, prédio da antiga estação ferroviária. “Para realizar as avaliações, os profissionais deverão apresentar contra cheque e um documento que o identifique”, finalizou a diretora do departamento de supervisão escolar da secretaria, Rosa Júdice.

COMENTÁRIO DA BLOGUEIRA:

o SEPE é contra avaliação de desempenho vinculada a promoção. Ainda mais com quesitos subjetivos. O grupo de trabalho do qual o SEPE participou em conjunto com os secretários de Administração e de Educação foi solicitado a revogação da avaliação de desempenho, já que defendemos a avaliação diagnóstica ao contrário do que está sendo feita. Um dos riscos do tipo de avaliação que está sendo aplicada é quanto aos aspectos subjetivos da avaliação tais como criatividade e outros. Outro agravante é que os gestores vão participar deste processo e, sendo estes detentores de cargo de confiança, ou seja, indicados pelo governo municipal ou por vereadores da base do governo há o risco deste tipo de instrumento de avaliação tornar-se uma arma nas mãos dos mesmos.

Um comentário:

  1. Segundo pude entender os professores que estão readpatados não estão incluidos nesse processo, "bem feito que mandou adoecer",logo, eu e tantos outros que adoeceram no exercício da função, não estaremos incluidos no recebimento do plano de cargos e salários, assim se for possível, alguém pode exclarecer se isso tem fundamento.

    ResponderExcluir