15 de setembro de 2010

Onde irão estudar os alunos da rede municipal de Campos, contemplados pelo Programa Mais Educação?

Do blog Dignidade Campos


Mais dinheiro nas escolas municipais com o Programa mais Educação



No site da PMCG consta matéria que o município aderiu ao Programa Mais Educação do governo Federal e oferecerá em 32 escolas atividades em tempo integral, com aulas de reforço, práticas esportivas, teatro, dança e aula de música, alunos das escolas municipais que estavam ou estão com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Pois bem, esperamos que o município realmente tenha aderido ao Programa Mais Educação, objetivando melhorar a qualidade da educação aos munícipes e não apenas para aumentar os recursos financeiros repassados do governo federal ao município. Segundo as más línguas, algumas escolas inseridas no programa poderão receber R$ 70.000,00 mensais.
O que deixa este blogueiro meio “encucado” e muito desconfiado, é que o município sem oferecer aulas em tempo integral, já tem um déficit de mais de 7 mil vagas aos alunos tendo que recorrer as escolas privadas através de convenio de bolsas para suprir a demanda.
Onde estes alunos que serão contemplados pelo Programa Mais Educação irão estudar em tempo integral, já que o município não construiu escolas para suprir a demanda?
Mesmo com atividades diferenciadas, os alunos precisarão de espaço para o desenvolvimento dessas tarefas, ou não?
Quem serão os profissionais que estarão atuando neste programa e de que forma foram selecionados?
Como em Campos parece que tudo se transforma em “instrumento”, massa de manobra nas mãos dos politiqueiros, não é de se estranhar que esses monitores que serão selecionados para trabalhar no projeto ampliem o curral eleitoral.
O risco é de que, mais um a vez, a educação seja usada como área de influência política/ partidária elucidando os antigos tempos do voto de cabresto, já que esses monitores, de acordo com o que sugere o programa, deverão ser pessoas da comunidade, provavelmente, sem possuem vínculo empregatício com a prefeitura, o que torna viável a “política da troca de favores”.
Contudo, esperamos que essa seja apenas uma análise hipotética que não venha a se concretizar, jogando a educação do município em segundo plano em detrimento de causas políticas.

2 comentários:

  1. as escolas municipais nao suportam os numeros de alunos que elas possuem.

    O SEPE deveria fazer um levantamento. Tem aluno demais por professor.

    Exemplo: uma escola com 10 salas deveria atender quantos alunos por tuno? E no total?

    As respostas dependerão das séries que estao sendo oferecidas.

    Mas adianto que as salas de aula estão lotadas.

    Se alguem acha possível trabalhar com esse numero de alunos, por favor me mostrem um exemplo bem sucedido. E por quantas vezes foram bem sucedidos e como estão a saúde desses profissionais.

    ResponderExcluir
  2. POR ISSO OS PROFESSORES TIRAM LICENÇA, PORQUE FICAM DOENTES , COM AS SALAS ENTUPIDAS DE ALUNO, E PRESSÃO DAS DIRETORAS, ASSIM O ENSINO NUNCA TERÁ A QUALIDADE PROMETIDA PELA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO!! PROFISSIONAIS, TRISTES E DOENTES , ESTRESSADOS, SEM CONTAR QUE MUITOS NÃO CUMPREM A CARGA HORÁRIA, PORQUE NÃO ESTÃO AGUENTANDO!!

    ResponderExcluir