10 de maio de 2012

Pane em rede elétrica de escola


 Jornal Folha da Manhã
 
Geral

Pane em rede elétrica de escola

12
Ulli Marques

Problemas na rede elétrica da Escola Municipal Conselheiro Josino, na área rural de Campos, têm deixado os professores da unidade indignados. Segundo eles, cortes de energia e pequenas explosões estariam ocorrendo desde a última segunda-feira e, mesmo com a informação da Ampla de que o problema poderia acarretar perigo aos alunos, a secretaria de Educação não teria tomado uma providência e nem dispensado os estudantes até que o problema fosse solucionado.

De acordo com o professor de geografia da escola, Sandro Fabiano Santana de Paula, na última segunda-feira, por volta das 16h, as luzes se apagaram e pequenas explosões na rede elétrica aconteceram, deixando cheiro de fumaça por todo o prédio. Os professores decidiram liberar os alunos e chamar os funcionários da Ampla para checar qual seria o problema.

Na terça-feira, ele disse que os estudantes retornaram ao prédio, mas o problema voltou a ocorrer. Segundo Sandro, a supervisora da unidade, que fiscaliza a escola mensalmente, não teria concordado em li-berar os alunos. Os professores, então, fizeram uma ata contando todo o episódio, assinada por eles e também pelos funcionários da concessionária.  Ontem, a energia elétrica ainda estava com problemas e os professores teriam sido obrigados a permanecer no prédio para cumprir o horário de trabalho. Todos os alimentos perecíveis foram retirados pela empresa  contratada pela Prefeitura.

— O problema é visível e é um absurdo que ainda cogitem a possibilidade de manter esses alunos dentro da escola. Mesmo contra a vontade da supervisora, optamos por assumir a responsabilidade de dispensar os alunos, mas a secretaria de Educação, mesmo sabendo da situação, ainda não se pronunciou sobre o caso — disse o professor, que também é representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) na escola, que possui cerca de 500 alunos e mais de 50 funcionários, entre professores contratados e terceirizados.

Em nota, a Ampla informou que uma equipe da distribuidora esteve no local na tarde de ontem para avaliar a causa da interrupção do fornecimento de energia da escola e fazer os reparos necessários a fim de normalizar a situação.

Sepe promete adotar medidas cabíveis

De acordo com a diretora do Sepe, Graciete Santana, o problema gira em torno da omissão do poder público com a educação. Segundo ela, muitas escolas estariam sofrendo com a falta de infraestrutura.

— A escola de Conselheiro Josino passou por reformas há dois anos, mas a parte elétrica parece não ter sido reparada. É uma falta de compromisso, principalmente com a integridade física dos professores, funcionários e alunos. Por esse motivo, estamos tomando as providências cabíveis — disse.

A chefe de gabinete da secretaria de Educação, Gisele Santos, informou que uma equipe da concessionária de energia Ampla esteve ontem pela manhã no local para fazer os reparos necessários. Ela informou que as aulas foram interrompidas, assim que a secretaria de Educação tomou conhecimento da situação. Gisele adiantou que haverá reposição das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário