5 de maio de 2012

Servidores da Faetec param 24horas, mas não vão fazer greve

 Jornal Folha da Manhã

 

Ulli Marques 
De acordo com o Sindicato dos Profissionais de Educação da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Sindpfaetec), após a assembleia que aconteceu nesta sexta-feira, às 10h, ficou acordado que não haverá greve da categoria. Hoje, os alunos da rede Faetec foram liberados devido à paralisação de 24h feita pelos servidores que pediam o aumento do reajuste salarial. Segundo o coordenador do Sindpfaetec, Gustavo Soffiati, a luta agora será para a reformulação do plano de cargos e salários. Já no próximo dia 10, também haverá paralisação, desta vez, dos professores da rede estadual. Eles também irão realizar, neste dia, uma assembleia para discutir sobre a campanha salarial.

Por conta da paralisação, os alunos da rede Faetec não tiveram aula nesta sexta-feira. O aluno da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, Caíque Rangel, que cursa o segundo ano do Ensino Médio, disse que os professores informaram sobre a paralisação, informando que, segunda-feira (7), haverá aula normalmente. “Eles marcaram prova e nos liberaram em seguida”, disse o aluno.

Ele disse que, durante a assembleia que aconteceu no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro Rio de Janeiro (Iserj), os profissionais da categoria decidiram sair do estado de greve, considerando a impossibilidade de mudança no reajuste salarial aprovado na Alerj.

— Os servidores pediram um aumento emergencial de 36% e foram atendidos com apenas 4,5%, no entanto, sabemos que, no momento, não será possível que esse valor seja alterado. Por esse motivo, nós vamos levantar a bandeira do plano de cargos que precisa de uma reformulação urgente — disse Gustavo. Segundo ele, uma comissão será formada com membros do sindicato para a reformulação do plano de cargos e, assim que estiver fechado, ele será tramitado para que seja aprovado.

Rede estadual – No próximo dia 10, também haverá paralisação na rede estadual. Os professores devem participar de uma assembleia geral formada pelo Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe) que irá acontecer no auditório da Associação Cristã de Moços (ACM). Durante essa reunião, será discutida a campanha salarial deste ano, que pede um reajuste de 36%, além da incorporação das duas parcelas restantes do Nova Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário