10 de junho de 2012

Investimento em Educação determina a riqueza das cidades nos próximos cem anos



Um estudo exclusivo de pesquisadores da USP mostra que a riqueza de uma cidade depende dos investimentos feitos na educação básica, seus resultados são percebidos 100 anos depois.
Indaiatuba, uma cidade rica no interior de São Paulo gastou quase 18% do orçamento em educação primária, muito acima da média do estado.. A 272 quilômetros, fica Natividade da Serra, quase metade dos moradores é pobre, entre 2% e 3% do orçamento foram para a educação primária.. Muitos, semi-analfabetos. Dois extremos no mesmo estado. Um estudo inédito da faculdade de economia da USP concluiu que o nível de riqueza das cidades paulistas foi determinado pelo investimento feito em educação primária há 100 anos.
Os municípios que mais receberam imigrantes europeus foram os que mais investiram em educação, antes mesmo de construirem moradias em Indaiatuba, no período de 1888, construíram uma escola.
 “A educação primária fornece os instrumentos básicos para inserção dos indivíduos na sociedade. Tanto da sua atividade material, do seu trabalho no dia a dia, quanto em termos de participação social e política os investimentos realizados hoje, certamente ou provavelmente continuarão dando frutos resultados nas décadas seguintes”, declara o pesquisador da USP, Renato Colistete. 




Fonte G1.



A falta de investimentos proporcionais as reais necessidades da educação não se dá por falta de reconhecimento dos governantes quanto sua importância para o desenvolvimento urbano, tal condição é inegável, no entanto as políticas populistas, que ainda assolam nossa humanidade,preferem a alienação ao desenvolvimento por motivos óbvios!

Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário