21 de julho de 2010

ESCOLA COM NOTA PIOR NO ENEM FUNCIONAVA NO BANHEIRO

A escola da rede estadual com a nota mais baixa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Colégio Estadual Equador, em Vila Isabel, guarda um histórico de dificuldades para garantir o aprendizado. Como o EXTRA mostrou em março de 2007, alunos da turma de 1 ano do ensino fundamental chegaram a estudar no banheiro por falta de salas. Não é só a Equador que causa preocupação. Na lista das 50 escolas do município com notas baixas no Enem, 49 são estaduais e uma é particular.

Além das dificuldades que o aluno do ensino noturno enfrenta, a escola tem um histórico de problemas graves: falta de salas; ausência de diálogo entre direção e professores; e pouca clareza sobre os gastos. Há seis anos, recebemos estudantes surdos sem que os professores tivessem nenhuma preparação específica — afirmou um professor que não se identificou.

No topo do ranking, estão oito escolas particulares e apenas duas públicas: o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP-Uerj) e a Escola Estadual Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, ligada à Fiocruz. A liderança é de colégios particulares, como o São Bento.


Contrastes na rede

Entre as escolas estaduais também podem ser vistos contrastes. Na lista das dez melhores unidades da rede no estado do Rio, destacam-se aquelas que desenvolvem parcerias, como o Colégio Estadual Professor Horácio Macedo, ligado ao Cefet.

A boa colocação é dividida ainda por unidades tradicionais, como os institutos de educação de Nova Friburgo e do Estado do Rio, na Tijuca. A lista conta com mais dois colégios estaduais de Friburgo e três unidades da Faetec, ligada à Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia. Segundo a vice-presidente educacional da Faetec, Maria Cristina Lacerda, o diferencial é que o currículo dos alunos é enriquecido pela formação técnica.

- Temos um corpo docente qualificado e comprometido, apresentamos um projeto pedagógico em que o aluno não tem apenas a física do ensino regular, mas conta ainda com a disciplina aplicada a sua área - explicou.

Em nota, a Secretaria estadual de Educação disse que o resultado foi positivo, já que dois terços das escolas ficaram com nota acima da média nacional: 500 pontos. A secretaria anunciou premiação para as escolas que se destacaram e anunciou aulas preparatórios para o exame, em agosto.






FONTE: JORNAL EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário