27 de fevereiro de 2012

Professores da rede estadual fazem paralisação de 24 horas nesta terça-feira

Ulli Marques

Insatisfeitos com as condições de trabalho em que são submetidos, os professores da rede estadual devem aderir nesta terça-feira (28) à paralisação de 24h proposta pelo Sindicado Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). Na quarta-feira (29) deverá acontecer uma assembleia na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), às 11h e às 15h, um ato público deverá ser realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Um veículo deve ser disponibilizado para levar os professores até a capital às 6h ao lado do Banco do Brasil.

De acordo com uma das diretoras do Sepe em Campos, Graciete Santana, a classe vem lutando por melhorias no salário e nas condições trabalhistas há tempos e a única forma de conseguir alcançar o objetivo é realizando essas manifestações.

— O profissional da educação é um dos menos valorizados, não só no estado do Rio, mas em todo Brasil. Para se ter uma ideia, o piso salarial é de R$ 826, muito abaixo do que de outras profissões — explicou Graciete.

Ela informou ainda que as reivindicações, além do aumento de 36% no piso salarial da classe, também pede 1/3 da carga horária de trabalho destinada ao planejamento escolar, o pagamento duas parcelas restantes do programa Nova Escola, de junho de 2012 e junho de 2013 e também o fim do planejamento de meta feito pela secretaria Estadual de Educação. Segundo Graciete, além da manifestação de hoje, está marcada uma próxima para o dia 14 de março, caso as reivindicações não sejam atendidas.

Em algumas escolas estaduais de Campos, os professores ainda não confirmaram se irão aderir ou não à paralisação. A equipe de reportagem da Folha da Manhã foi até o Liceu de Humanidades de Campos, XV de Novembro e Nilo Peçanha e ninguém confirmou o estado de greve.

Investimento – Em contraponto, o Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, em nota, o investimento de R$ 250 milhões para a expansão e modernização da infraestrutura de diversas escolas de todo o estado, inclusive em Campos, no norte fluminense e Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste. O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, informou que seis colégios estaduais já foram inaugurados somente este ano, todos com salas de aula climatizadas, laboratório de informática, biblioteca e quadras poliesportivas. Atualmente a rede estadual possui 1.357 unidades, 1.055.000 de alunos e 78 mil professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário