30 de abril de 2010

Após denúncia do SEPE vereador visita escolas fechadas pela PMCG

O vereador Marcos Bacellar após denúncia do SEPE/Campos visitou escolas municipais e constatou o total abandono, bem como a desativação de algumas unidades.
Abaixo reproduzimos a postagem na integra e as fotos do blog do vereador Marcos Bacellar:
A Educação em Campos pede socorro!!!
Após receber em meu gabinete o ofício do SEPE, que entre outros assuntos relata que no início do ano letivo de 2010 foram fechadas 12 escolas municipais situadas na zona rural do Município, visitei as escolas municipais Joaquim Costa Wagner e Benedito Ribeiro Venâncio, ambas em Tocos. Para minha tristeza, as escolas estavam fechadas, havia apenas um funcionário em cada local. As escolas estão em estado de abandono, enquanto isso, as crianças precisam sair de sua localidade para obterem o seu direito de estudar. O que considero absurdo. É importante que a escola seja parte integrante e integradora da comunidade, o aluno e sua família precisam estar próximos.
O abandono constatado vem de encontro com o pacote de obras anunciado pela Prefeita no Trianon esta semana, que conta com a promessa de construção cinco creches modelo.
Confiram as fotos abaixo que demonstram o descaso da Prefeitura com a educação.
E.M. Benedito Ribeiro Venâncio





E.M. Joaquim da Costa Wagner







4 comentários:

  1. Nós concursados esperamos que o executivo aceite, e prorrogue o prazo do concurso, e que convoque os mesmos para ocupar as vagas dos RETs, o governo não tem como esconder esse fato dos RETs, afinal na “fila” dos concursados existem professores municipais querendo sua segunda matrícula que é um direito protegido pela nossa lei maior, e os professores que estão fazendo esses RETs tb tem parentes, conhecidos que estão aguardando a convocação e tão todos sabem que existem esses RTEs em vagas reis, CHEGA ISSO É UMA VERGONHA!!!!! chega de manobras para bular os direitos, chega de contratos, chega de DAS, esse governo é uma vergonha!!!! TODOS OS CONCURSADOS ACREDITAVAM QUE A PREFEITA POR SER UMA “PROFESSORA” IRIA OLHAR PARA A EDUCAÇÃO E SER JUSTA NESSE GOVERNO DE TRANSPARÊNCIA E CONVOCAR OS CONCURSADOS, MAS FOI UM EQUÍVOCO, AFINAL ELA DEMOSTRA COM ESSE ATO QUE ELA NÃO RESPEITA A DEMOCRACIA O CONCURSO PÚBLICO E USA COMO DESCULPA A FALTA DE VERBA???? CHEGA DE MENTIRAS !!!!!

    Vou ser sincera acho que ela não vai respeitar nem a unanimidade da casa de leis, porque ela não respeita as leis, ela faz as leis, que beneficiam seu governo, seus interesses….

    A prefeita nem se quer teve a preocupação em falar sobre o assunto, mas ela será lembrada nas eleições sobre esse assunto!!!! afinal não deixaremos isso passar em branco!!!! levantaremos a bandeira da ROSINHA CONTRA CONCURSADOS DA EDUCAÇÃO!!! PRIMEIRO GOVERNO EM CAMPOS QUE NÃO PRORROGA UM CONCURSO PÚBLICO E NEM CONVOCA!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O Blog do Roberto Moraes recebeu o seguinte email:
    "Roberto Moraes. Parabéns pelo seu blog, uma das páginas de leitura diária obrigatória para mim.Sou professora da prefeitura de Campos e tenho ouvido alguns comentários sobre a verba do FUNDEB que deveria ter sido compartilhada com os professores desde o início de janeiro deste ano, o q não ocorreu, e que se a prefeitura não repassar a mesma até 31 de dezembro, perderá a verba de 2010.Fui buscar maiores informações para saber de quanto é a verba e a que deve se destinar.Imagina a minha surpresa ao ver no portal da transparência do Governo Federal, no link http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaFavorecidos.asp?Exercicio=2009&SelecaoUF=1&CodUF=0&SiglaUF=RJ&NomeUF=RIO DE JANEIRO&ValorUF=&ValorTodosMun=&CodMun=5819&NomeMun=CAMPOS DOS GOITACAZES&ValorMun=691.853.777,90&CodFuncao=28&NomeFuncao=Encargos Especiais&CodAcao=0C33&NomeAcao=FUNDEB&ValorAcao=6.872.014,87 que Campos recebeu R$ 6.872.014,87, do FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB) e que de acordo com o seu regimento (ver link http://www.mp.rs.gov.br/areas/infancia/arquivos/cartilhafundeb.pdf) 60% dessa verba deve ser reservada para pagamento dos profissionais da educação, o que aumentaria nosso salário mensal। Os outros 40% deveriam ser empregados para melhorar a qualidade da educação básica do município।Agora eu pergunto: O QUE FOI FEITO DESSA VERBA? PARA ONDE FOI? QUEM GASTOU? EM QUÊ? SERÁ QUE O MUNICÍPIO VAI PERDER MAIS ESSE INCENTIVO POR MÁ ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA?É desgastante assistir todo esse pouco caso, toda essa politicagem do poder público. Rosângela".
    Disse no Blog do Digui e repito aqui:
    "Será que não existe um órgão público maior que a Administração desse Município para cobrar, barrar e exigir providências???"

    ResponderExcluir
  3. "Há algum tempo os blogs veem descrevendo o descaso que nossos governantes municipais vêm tendo com a educação.As desculpas dessa atual gestão são sempre as mesmas: após 5 anos de descaso, essa é a realidade ou a culpa é da gestão passada, entre outras.A verdade é que esse governo até o momento também não demonstrou nenhuma solução para acabar com o sofrimento dos alunos e professores, com medidas eficazes e construções de várias escolas para oferecerem o mínimo de condições de desenvolver o aprendizado.Como já estamos em novembro, podemos considerar como 6 anos de descaso e pelo visto ainda virão vários na mão desse governo atual.Maquiar algumas escolas com pequenos reparos e banho de tinta, é um pequeno passo, onde não podemos classificar essa maquiagem como solução para o desenvolvimento educacional em Campos.Hoje a InterTV mostrou o descaso dos governantes na localidade da Tapera, onde o governo parece achar que só de matricular e amontoar as crianças já fizeram seu papel. Quando digo que os alunos dessa cidade são meras estatísticas, já que cada aluno matriculado significa $$$$, que o governo federal repassa, nesse caso, para o município.Os alunos da Tapera estudam em casas alugadas, onde o ensino é improvisado por não ter estrutura de escola, faltando espaço para o número de crianças matriculadas, alunos ficam espalhados pela garagem da casa onde assistem às aulas e fazem a refeição em meio ao calor que incomoda a todos.Na localidade está sendo construida uma creche escola, mas o aviso não informa o início das obras e nem a conclusão. O gasto dos cofres públicos chega a quase um milhão duzentos e vinte e dois mil reais. Um dos encarregados disse que o serviço estava parado por atraso no pagamento dos funcionários.A assessoria de imprensa da Prefeita declarou que a reforma da escola começou, mas teve que ser interrompida porque a construtora responsável tem documentos pendentes e a Prefeitura solicitou a regularização para continuar a obra.Então, porque a prefeitura liberou a construção da escola para uma construtora que estava com os documentos pendentes?O blog no dia 13/11 postou (Aqui) sobre a falta de unidades escolares, onde as bolsas de estudos acabam virando um grande negócio para as escolas privadas e um calvário para quem depende das escolas municipais.Um exemplo claro também temos em Guarus, onde a escola Profª Aurea Simão exerce suas atividades em uma casa alugada, sem nenhuma condição de desenvolver com dignidade uma educação de qualidade, além da escola privada ligada a um vereador, que é agraciado com o dinheiro público para abrigar 570 bolsistas. Só para abrigar esses alunos precisariam construir duas grandes escolas, agora, responda-me quem souber: Quantas escolas e quando serão construidas essas unidades escolares?Com muita politicagem, descaso, imcompetência, blá, blá, blá , o governo passado e o atual, continuam no mesmo caminho, mantendo a educação de Campos na U.T.I."

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo das 13:23 de 01/05/10


    Seu comentário é a transcrição da postagem publicada pelo blog Dignidade Campos em 19/11/2009. http://dignidadecampos.blogspot.com/2009/11/educacao-em-campos-descaso-bla-bla-bla.html

    Como sempre até o momento as autoridades tomem ciência das postagens, mas adotam o silencio como resposta.

    Obrigado por ter nos lembrado de mais essa cobrança que fizemos as autoridades e que o silencio por parte dos mesmos, reinou.

    Abraços.

    ResponderExcluir