9 de abril de 2010

O CAOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE CAMPOS...

Esta blogueira não pára de receber denúncias sobre o sucateamento da educação municipal. É um verdadeiro absurdo o que está acontecendo em Campos na área da educação. Seria recomendável que, diante do caos instalado as autoridades locais fizessem uma auto-crítica e recuasse dos encaminhamentos e decisões tomadas neste setor.

Este é um momento que a educação precisa ser revigorada, com investimentos amplos em escolas e creches, inclusive nos locais onde foram fechadas escolas sob a alegação de falta de estrutura para o seu funcionamento. Fechar 12 escolas no ínicio de um ano letivo é, no mínimo uma anomalia. Sem contar o descaso com que a educação pública de nosso município tem sido tratada. É preciso preencher as vagas reais existentes com a convocação dos concursados. Para garantir que não haja déficit de professores nos próximos anos, faz-se necessário prorrogar o prazo de validade do concurso de 2008 uma vez que, promover outro concurso demanda tempo e recursos.

Ontem pela manhã, tive a oportunidade de participar de uma entrevista no programa de Olho na Cidade, comandado por João Oliveira e Fernando Leite, onde todos estes assuntos foram abordados. Das irregularidades existentes na educação, do sucateamento das escolas públicas do município, etc.

Hoje, foi a vez da Secretária de Educação Joilza Rangel, comparecer ao mesmo Programa. Foi estarrecedora a sua frieza diante de todas as denúncias que o SEPE têm recebido. Está clara como a luz a má vontade do governo em rever quaisquer decisões que tanto prejudicam as crianças campistas.

Dizer que nossas crianças estudam em escolas dos municípios vizinhos porque querem é um despautério. É simplesmente substimar toda e qualquer capacidade de análise dos educadores que são comprometidos com a educação pública de qualidade.

Que vergonha, professora Joilza!

Eu a conheci professora do Liceu de Humanidade de Campos. Depois, diretora do Liceu. Educadora respeitada pelos colegas e comunidade escolar em geral. Foi Coordenadora Regional da SEEDUC. Considero vergonhosa a sua atuação à frente da Secretaria de Educação de Campos. Que a Prefeita Rosinha Garotinho não sabe nada sobre educação não é novidade para nós. Entretanto, a senhora, enquanto educadora da escola pública não deveria ser conivente com os ataques à educação propostos pela Prefeita.

Não entendo o que pode ser tão importante no poder ao ponto de fazer uma educadora, ao ocupar um cargo com o status de SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, abrir mão das referências de uma vida dedicada à educação pública.
Tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário