12 de novembro de 2012

Estudantes fazem manifestação na RJ 216


Jornal Terceira Via

Alunos da Escola Estadual Desembargador Ferreira Pinto, em Donana, ameaçam interditar estrada

Dezenas de estudantes da Escola Estadual Desembargador Ferreira Pinto, em Donana, fizeram uma manifestação na RJ 216, na manhã desta segunda-feira (12 de novembro), por causa da falta de transporte na localidade.

De acordo com Vitor Souza Rodrigues, aluno do ensino médio e presidente do grêmio escolar, alguns estudantes levam até duas esperando por uma condução. “A gente leve 40, 50 minutos no ponto. Quando, enfim, chega um ônibus, normalmente está cheio ou não param porque somos estudantes e não pagamos passagem”, afirmou o aluno.

A estudante Bruna Tavares alega que o problema vai além. Segundo ela, é comum alguns motoristas desrespeitarem estudantes e idosos. “Eles não param e, quando param, querem que a gente pague passagem. Querem nos ofender, humilhar. Já fui até xingada por um motorista”, denuncia.

A situação é tão complicada que a direção da escola decidiu prorrogar o tempo de tolerância. Entretanto, também não foi a solução. Segundo a diretora adjunta Brasilina Andrade, já foram encaminhados diversos ofícios a Emut, mas a empresa não deu nenhum retorno. “Os alunos estão se prejudicando. Estamos no fim do ano e muitos deles perdem até três aulas por dia. Alguém tem que tomar uma providência”, frisou a educadora, ressaltando que no ano passado a escola promoveu uma manifestação no mesmo lugar.

Durante o inicio da manifestação, motoristas acionaram policiais do BPRV, que convenceram os alunos a não interditar a estrada. Os alunos disseram que, se nada for feito, eles irão realizar uma nova manifestação, ainda mais volumosa, interditando totalmente a RJ 216, e se necessário for, irão atear fogo em pneus.

O diretor de transportes da Emut, Sidney Santana, disse que a solução do transporte coletivo de Campos vem sendo estudada pelo órgão, por meio de audiências públicas,  que devem resultar nas melhorias do transporte público. Será feito, ainda, um processo de licitação para beneficiar moradores de todos os bairros e distritos de Campos.

A prefeitura não deu um prazo para a resolução dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário