13 de novembro de 2012

Lançamento da 7ª Bienal do Livro em Campos dos Goytacazes atrai toda a imprensa regional.





A cerimônia de lançamento da 7ª Bienal do Livro em Campos dos Goytacazes, que tem como tema – ‘Leitura que muda o mundo’- ocorrida nesta segunda-feira (12), no auditório do Palácio da Cultura contou com a presença de grande público, além da prefeita Rosinha Garotinho  e demais autoridades, destaque, também para o grande número de jornalistas de toda a imprensa regional na cobertura do evento. Este ano, os homenageados da bienal serão Jorge Amado, Luiz Gonzaga, Osório Peixoto e Alberto Lamego.  A Bienal do Livro em Campos, e que acontece de dois em dois anos, é considerada a bienal regional, visto ser um evento já consolidado e que agrega grande valor para todos os demais municípios da região, pela enorme presença de público que sempre esteve presente,  e dada importância maior na sua essência, pela valorização e desenvolvimento do hábito da leitura, além do intercâmbio literário e cultural que cada edição oferece.
A abertura da cerimônia de lançamento foi feita pela prefeita Rosinha. “Esse encontro literário tem por objetivo promover uma reflexão social, principalmente nos nossos jovens, que por meio da literatura tem a oportunidade de construir um mundo novo. É através da cultura que podemos fomentar o espaço em nossa terra, trazendo mais cultura e isso se afirma nessa Bienal. A palavra é o próprio homem e discutir a literatura faz formar um homem mais tolerante, menos individualista, que se reconhece nos outros. A literatura é tão importante que disponibilizaremos um site com mostras dos autores campistas nessa Bienal” ressaltou.
A bienal vai acontecer de 23/11 a 02/12 no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e contará com uma vasta programação de alto nível para todas as idades. Segunda a curadora da bienal, Susana Vargas, o adiamento da bienal para o final do ano, uma vez que ela sempre foi realizada entre maio e junho, ocorreu por conta de alguns fatores, como por ex., a dificuldade da agenda de escritores que haviam sito contatados, porém, devido a outros eventos fora do país, alguns não puderam fechar o contrato de participação e, assim, a organização do evento ficou prejudicada na corrida contra o tempo por ter que refazer uma nova agenda de contatos e aguardar as confirmações.
Ao todo, serão 4 mil m² com a expectativa de um fluxo de 10.000 pessoas por dia, que terão a oportunidade de participar de diversas atrações como oficinas e palestras com Muniz Sodré, Maria Colasanti, Frei Betto, Thalita Rebouças, Laura Muller, Jairo Bouer, Mv Bill, Antônio Carlos Secchim, Joel Rufino, Marcelino Freire, Ziraldo, Rildo Hora, Carlinhos de Jesus, Daniel Gonzaga e Elba Ramalho, além das atrizes Cássia Kiss e Lucélia Santos .
Além do novo espaço para a realização, a Bienal contará com outras novidades como o espaço do professor, para a realização de minicursos e produções literárias, e o espaço para os artistas locais. Como nas Bienais anteriores, se mantiveram os espaços do Botequim Literário, Leituras na Caverna, Café Literário e Espaço Jovem.
Durante o lançamento, apresentações de algumas obras famosas como “Capitães de Areia” e “Gabriela” de Jorge Amado e o “Menino Maluquinho” de Ziraldo, prestaram uma homenagem a esses grandes nomes da cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário