1 de novembro de 2012

SAERJ ataca nossa autonomia pedagógica


No momento em que o ano letivo está próximo do seu encerramento, para nossa surpresa, a FAETEC resolveu instituir o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) em suas escolas. O SAERJ está inserido no amplo processo, colocado pelo neoliberalismo, de precarização do trabalho e altera a relação pedagógica entre professores e alunos. At
ravés do uso dos seus resultados, o governo pretende determinar o fechamento de escolas, a título de otimização, superlotar turmas e substituir salários por prêmios ou vales, como o “vale cultura” ou o abono de R$ 500,00 que os profissionais da SEEDUC recebem.

Este sistema tem sua origem nos anos 1970, quando foi adotado nos EUA por orientação do Banco Mundial. Segundo sua autora, sua aplicação resultou num fracasso total. Acima de tudo, trata-se de mercantilizar as relações nas escolas, dando aos professores todas as responsabilidades pelo fracasso escolar e tratando os alunos como mercadoria.

Mas, o que podemos mais esperar na Faetec? Enquanto precisamos de mais escolas técnicas, de melhores condições de trabalho e de salários dignos, a prioridade tem sido dada aos CVT’s, para formar mão de obra barata em cursos de curta duração para ser superexplorada no mercado de trabalho.

Nenhum estudante é obrigado a fazer avaliações externas e, sendo assim, o SAERJ não pode ser utilizado como critério para reprovação.

Chega de mentiras e de desperdício do dinheiro público! É preciso dizer NÃO a mais esse ataque ao ensino técnico público!

Educação pública de qualidade é um direito de todos! Educação não combina com autoritarismo!

BOICOTE AO SAERJ NA FAETEC!

CHAPA 2 – Oposição pela Base: Mobilização, Luta e Conquista

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Igor eu tenho 17 anos e não fiz a prova do saeerj por motivos de saúde, e a direção da minha escola disse que eu serei reprovado mesmo estando acima das médias em todas as matérias. Isso é verídico?

    ResponderExcluir