8 de novembro de 2012

Falta de vagas nas escolas preocupa


Jornal Folha da Manhã

A primeira etapa da pré-matrícula na rede municipal já terminou e a listagem com a relação dos alunos beneficiados está prevista para ser divulgada no próximo dia 14. Um novo ano letivo se aproxima e a falta de vagas em algumas escolas, principalmente as que oferecem a educação infantil, acaba se tornando um problema. No início deste ano, a Prefeitura encaminhou muitos alunos para escolas particulares, por meio de bolsas de estudo, para não deixá-los fora das salas de aula. E, para impedir que a situação se repita em 2013, a secretária de Educação, Joilza Abreu, informou, na ocasião, que novas unidades seriam construídas e professores contratados.

A coordenadora geral do sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Cristini Marcelino, confirmou que a oferta de vagas na maioria das escolas municipais tem sido menor do que a demanda, principalmente com o fechamento de dez importantes unidades na zona rural.

Ela, que é professora da rede, lamentou também as condições precárias de muitas escolas. “Enquanto professora, me entristeço com essa realidade. A Prefeitura faz propaganda sobre as creches-escolas modelo que estão sendo construídas, só que a maioria das unidades não tem a mesma estrutura”, afirmou ela, destacando que a melhoria estrutural das escolas não é a única bandeira de luta do Sepe. “Há anos lutamos também pela valorização profissional”.
Em nota, a assessoria da secretaria de Educação se limitou a informar que, “ao todo, são 243 unidades escolares distribuídas nos bairros e distritos do município. No atual governo foram entregues à população, quatro escolas e seis creches escola modelo. Outras 30 unidades escolares estão em construção, com recursos dos royalties do petróleo. Também estão sendo construídas oito creches com recursos do governo federal, conquistados pelo deputado federal Anthony Garotinho, aumentando a oferta de vagas”.
Fernanda Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário