9 de outubro de 2011

S.O.S. LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS


"RIQUEZA HISTÓRICA DESPROTEGIDA

- SALÃO NOBRE DO LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS –

O Salão Nobre do solar do Liceu de Humanidades de Campos está em vias de desabar sobre o saguão de entrada do prédio (um palacete inaugurado em 1867 para residência do Barão da Lagoa Dourada). O piso desse Salão estala ameaçadoramente ao peso de uma única pessoa que sobre ele caminhe. Grave infiltração no teto do edifício, responsável por esse efeito, já fez ruir sobre o mesmo piso o belo e antigo lustre do Salão.

O Liceu de Humanidades de Campos (LHC) é uma escola pública oficial desde sua criação, em 1880. Para que fosse instalada e começasse a funcionar em 1884, o presidente da província do Rio de Janeiro exigiu, em 1883, que o municipío de Campos, por aquisição ou construção, dispusesse de um prédio para a respectiva sede e paralelamente nomeou uma comissão composta de ilustres homens da cidade de Campos para promover arrrecadação de donativos em dinheiro para consecução do fim declarado. O trabalho da comissão se estendeu por todas as freguesias do município de Campos, com resultados favoráveis, mas, de justiça, coube à comissão o título de maior contribuinte, à vista do arrecadado entre seus próprios membros.

O Solar do falecido Barão da Lagoa Dourada foi adquirido para sede do LHC em dezembro de 1883 por 25: 000$000 (vinte e cinco contos de réis) e, mediante escritura, doado pela comissão compradora à Câmara Municipal de Campos, que à época tinha feição de órgão executivo.

O compromisso da Província, depois do Estado do Rio de Janeiro, para uso de edifício não próprio cedido para fins de ensino público, era, no caso do prédio do Liceu de Humanidades de Campos, o de prover a manutenção do imóvel e garantir ao mesmo reformas necessárias. Só que não demorou muito para que um presidente do Estado do Rio de Janeiro, talvez por ignorar fundamentos históricos, viesse a declarar em relatório apresentado à Assembleia Legislativa Fluminense que o prédio do LHC era próprio estadual. Daí para frente foi sendo construído o esquecimento sobre a verdadeira propriedade do Solar.

O que importa agora, no entanto, não é apontar quem seja o dono do prédio. Importa o dever do Estado, e isso que não admite contestação. Cumpre ao governo estadual fluminense assumir sua responsabilidade diante da ruína que se abate sobre o palacete que abriga o LHC.

O que parece entravar ação de autoridade competente, como sempre, é a política partidária. O interesse da cultura, da educação, da história, submetido aos humores e simpatias de governantes.

O LHC conta 131 anos de fundação. Em 127 anos de serviços educacionais, vem oferecendo à terra goitacá, ao estado fluminese e à nação brasileira sua parcela de contribuição para o preparo de homens e mulheres que dignificam/dignificaram a profissão escolhida.

Incontáveis liceístas, tomados de amor e saudade por sua casa de ensino, sofrem na antevisão do destino dela. Se já assim unidos, unam-se também em vozes de protesto. Fortaleçam-se para exigir, sem esmorecer. Organizados, passeiem cobrança. Promovam coletivas com profissionais de rádio, jornal e televisão. Seu clamor chegue à ALERJ, ao Congresso Nacional, a instâncias maiores do poder público no Brasil.

Boca no mundo talvez seja a única forma de salvação de um solar do século XIX, de pé em Campos dos Goytacazes há 144 anos. É Casa de escola, com rica tradição. Escola com missão cumprida e ainda a cumprir.

Véra Passos"

2 comentários:

  1. Vamos todos ligar para a emissora de rádio Continental no próximo sábado, a partir das 9h da manhã, será um programa voltado para a educação estadual.Está acontecendo todos os sábados desse mês.

    ResponderExcluir
  2. Realidade,a realidade nao é conto de fadas
    a escola ta caindo em pedaços,
    o ensino é horrivel
    a higiene é precária nen papel higienico tem para os alunos
    não possue ar condicionado e os ventiladores estao na pior,quebrados outros fazem tanto barulho que nao da para ouvir as aulas, é tanta bagunça dos alunos correndo e atrapalhando as aulas por falta de responsabilidade dos inspetores que deixam eles livremente soltos na hora da aula, muitos alunos matando aula e atrapalhando quem quer estudar,ate na sala de aula ninguem se comporta atrapalhando quem quer ouvir o preofessor que em si nao faz nada e quem quer aprender nao ouve nen consegue ver, eles fecham a porta para os estudantes que estao matando aula ou que estao com horario livre (que devia estar na sala nao soltos) mais as portas mal fecham,por que estao podres pela construção antiga (principalmente na cenzala) pela falta de Ventiladores e Ar condicionado que era para ser obrigatorio a falta faz com que os estudantes morram de calor e os responsaveis nao estao nen ai, existem alunos passando mal pelo calor execivo, é um cáos,precisamos de ar condicionado,e na frente da escola esta escrito que a prefeitura esta fazendo obra de muito dinheiro e ta escrito o valor la um absurdo a escola nao mudou nada no que eles estao investindo milhoes e nao mudou nada?a escola ta pinchada suja do lado de fora e dentro, ta horrivel, sem organização, a escola ate perdeu meu historio escolar eu tive que pagar segunda via, e o que eu posso fazer, é lamentar.

    ResponderExcluir